Cultura maker e makerspaces no ensino fundamental: análise sobre pesquisas que discutem esta abordagem de aprendizagem

Autores

  • Clarissa Josgrilberg Pereira
  • Filipe Guerreiro Sá

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n5.70104

Palavras-chave:

Educação Maker. Ensino Fundamental I. Educação.

Resumo

Devido aos grandes avanços tecnológicos, o acesso à informação ficou mais fácil. Nesse sentindo, um dos principais desafios da área educacional tornou-se pensar em novas abordagens de aprendizagem, visto que os professores não são mais a única fonte de informação dos alunos. Assim, o principal objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da Cultura Maker no ensino fundamental a partir de trabalhos publicados por meio de uma revisão sistemática de literatura e da análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa mostra que abordagem maker no âmbito educacional traz contribuições positivas no processo de ensino e aprendizagem, mas que existe uma carência de pesquisas referentes à aplicação do maker no Ensino Fundamental I.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Edição

Seção

Artigos