Jogando com os advérbios: recursos lúdicos como processo de ensino-aprendizagem da Gramática

Autores

  • Luiz Miguel Azevedo da Costa
  • Roseane Batista Feitosa Nicolau

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n5.70106

Palavras-chave:

Jogo pedagógico. Advérbio. Atividade lúdica. Ensino da Gramática.

Resumo

Desenvolver atividades lúdicas nas práticas de sala de aula é uma atividade produtiva no processo de ensino-aprendizagem nas escolas, notadamente junto ao conteúdo de Língua Portuguesa. Por isso, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica com uso de recursos lúdicos no ensino de advérbios para alunos do Ensino Fundamental, aplicando charadas como parte integrante do jogo de tabuleiro: “Brincando com os advérbios”, produzido para este fim. A metodologia baseia-se nas pesquisas exploratória e explicativa, e o subsídio teórico advém dos estudos sobre a formação da palavra, de Basílio (2008), a valorização do jogo como recurso pedagógico apoiado em Silveira e Barone (1998), Barros (2002) e Piaget (1978) entre outros, além de concepções teóricas da Linguística Aplicada a partir de Moita Lopes (2009) e Kleiman (2008). Além do jogo são apresentados os procedimentos para sua confecção e jogabilidade, bem como, observações sobre as atividades lúdicas em sala de aula.

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Publicado

2024-05-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS