“Menino eu sou é homem, e como sou...”: análise do comportamento de consumo de moda pelo público masculino

Autores

  • Adson de Lima Claudino
  • Juan dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n7.70538

Palavras-chave:

Moda masculina. Comportamento de consumo. Masculinidades.

Resumo

O público masculino está cada vez mais preocupado com sua aparência, com seu vestuário e com sua estética, desse modo, o objetivo desta pesquisa consistiu em identificar características de comportamento do público masculino no consumo de produtos de moda. O estudo se caracteriza como descritivo e exploratório, de cunho qualitativo. Os dados foram coletados com 201 respondentes, por meio de um questionário online, elaborado no Google Forms, adaptado do instrumento utilizado por Backes (2017). Os resultados apontam que o público masculino não se preocupa de maneira exacerbada com produtos de moda, embora esteja consciente da relevância desses bens no seu cotidiano e na sua aparência. A moda no contexto masculino, não visa a adesão de tendências por parte do público, mas a experimentação de oportunidades e a afirmação de sua identidade, os homens utilizam a moda como um mecanismo de promoção individual do seu ‘eu’.

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Publicado

2024-07-21

Edição

Seção

Artigos