“Menino eu sou é homem, e como sou...”: análise do comportamento de consumo de moda pelo público masculino
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n7.70538Palavras-chave:
Moda masculina. Comportamento de consumo. Masculinidades.Resumo
O público masculino está cada vez mais preocupado com sua aparência, com seu vestuário e com sua estética, desse modo, o objetivo desta pesquisa consistiu em identificar características de comportamento do público masculino no consumo de produtos de moda. O estudo se caracteriza como descritivo e exploratório, de cunho qualitativo. Os dados foram coletados com 201 respondentes, por meio de um questionário online, elaborado no Google Forms, adaptado do instrumento utilizado por Backes (2017). Os resultados apontam que o público masculino não se preocupa de maneira exacerbada com produtos de moda, embora esteja consciente da relevância desses bens no seu cotidiano e na sua aparência. A moda no contexto masculino, não visa a adesão de tendências por parte do público, mas a experimentação de oportunidades e a afirmação de sua identidade, os homens utilizam a moda como um mecanismo de promoção individual do seu ‘eu’.