Teatro e texto: tecendo narrativas através do drama
Palavras-chave:
Leitura. Prática artística. Pré-texto. Educação.Resumo
Este artigo foi construído a partir de uma prática artística, e traz reflexões acerca do percurso de criação de um processo em drama, que aconteceu em um ambiente virtual de aprendizagem, em uma disciplina de Pós-graduação em teatro. A descrição desta prática tem como principal objetivo apontar as possibilidades de criação coletiva de uma narrativa cênico ficcional, a partir de textos teóricos, apresentados como proposta de estudo, procurando ampliar a discussão e a dimensão das práticas em Arte no contexto educativo. Como referência bibliográfica trago a obra de Maria Teresa Andruetto - Por uma literatura sem adjetivos (2017) e o artigo da professora Heloise Baurich Vidor – Sobre as materialidades na aula de teatro: vestígios de Drama na prática de uma professora artista (2020). Os apontamentos metodológicos de Beatriz Vieira Cabral (2006) e John Somers (2011) abordam o potencial das materialidades cênicas no percurso criativo.