A Dialética Da Vontade: Vontade Como Subjetividade Na Introdução Da Filosofia Do Direito
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.20477Palavras-chave:
Hegel, Vontade Livre, Dialética, Filosofia do DireitoResumo
O presente artigo pretende analisar o desenvolvimento dialético da ideia de vontade livre. Esta categoria, que só se faz compreensível em sua efetivação prática nas instituições sociais, a saber, Direito Abstrato, Moralidade e Eticidade, será aqui abordada ainda em seu momento subjetivo, no qual ainda é abstrata. Assim, pretende-se analisar os momentos dialéticos que levam a vontade à sua autodeterminação.Downloads
Referências
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Enciclopédia das Ciencias Filosóficas em Compêndio. Volume III: Filosofia do Espírito. Tradução, Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995.
______. Filosofia do Direito: Linhas Fundamentais da filosofia do direito, ou, Direito natural e ciência do estado em compendio. Tradução, Paulo Meneses. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2010.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.