A Experiência Do Tempo No Sagrado E No Profano À Luz Da Interpretação De Mircea Eliade

Autores

  • Rodrigo Danubio Queiroz Universidade Federal do Espirito Santo, UFES
  • Antônio Vidal Nunes Universidade Federal do Espírito Santo, UFES

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.20500

Palavras-chave:

Tempo, Sagrado/Profano, Filosofia da religião, Mircea Eliade

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar e descrever a experiência humana do tempo no sagrado e no profano a partir do pensamento do filósofo e historiador Mircea Eliade. A pesquisa tem como ponto de partida a constatação da dualidade sagrado/profano que resulta na afirmação de dois modos de ser no mundo, a saber, religioso e não-religioso. Dessa forma, objetivamos analisar a dimensão da temporalidade heterogênea na vida do homem religioso e a-religioso. Entretanto, a compreensão desta experiência só pode ser estabelecida quando se percebe a importância das construções de templos, das festas religiosas, dos rituais e do mito que se apresentam como uma linguagem do sagrado que só ganha sentido devido à inomogeneidade do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Danubio Queiroz, Universidade Federal do Espirito Santo, UFES

Possui Licenciatura plena (2009) e Bacharel (2011) em Filosofia pela Universidade Federal do Espirito Santo - UFES. Especialização (2013) em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Afonso Cláudio - FAAC. É Professor efetivo do ensino médio no estado do Espirito Santo. Pesquisou pela CNPQ como voluntário PIVIC no período 2010-2011 a filosofia da Religião a partir do pensamento de Mircea Eliade. Atualmente é mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Espirito Santo - UFES pesquisando a filosofia da religião a partir do pensamento de Mircea Eliade.

Referências

ALTIZER, Thomas Jhonatan Jackson; Mircea Eliade y la dialéctia de lo sagrado. Madrid, Espanha: Nuevas Fronteras, 1972.

ALVES, Rubens Azevedo; O que é religião. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1984.

CASSIRER, Ernst; Antropologia Filosófica ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Editora Mestre Jou – 2º Ed. 1977.

ELIADE, Mircea; Ferreiros e Alquimistas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

________; Imagens e Símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1991

________; Mefistófeles e o Andrógino: comportamentos religiosos e valores espirituais não-europeus. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

________; Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 2007.

________; O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

________; Tratado de história das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

ROHDEN, Cleide Scartelli; A camuflagem do sagrado e o mundo moderno à luz do pensamento de Mircea Eliade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

2014-09-03

Como Citar

Queiroz, R. D., & Nunes, A. V. (2014). A Experiência Do Tempo No Sagrado E No Profano À Luz Da Interpretação De Mircea Eliade. Aufklärung: Revista De Filosofia, 1(2), p.125–146. https://doi.org/10.18012/arf.2016.20500