Iniciando em Hegel para compreender a Fenomenologia e o Existencialismo
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.22926Palavras-chave:
Existencialismo, Eu, Metafísica de base não-material, Fenomenologia, physisResumo
O autor pretende fazer considerações sobre o sistema de Hegel que possam enfatizar sua importância para um bom diálogo com pensadores contemporâneos a ele e outros mais recentes. especialmente, pensadores da Fenomenologia e do Existencialismo, desde alguns pontos principais tais como essência, existência, fenômeno, morte e conceitos como Eu, Mundo, Finitude; do ponto de vista do autor o pensamento de Hegel pode contribuir para incrementar a Filosofia atual sobre essas questões e assuntos essenciais; de modo especial, o autor ainda defende uma nova leitura do texto hegeliano desde a perspectiva de uma Metafísica fundada numa base não-material. Para tal apoiou a tessitura do texto numa moldura de citações constantes e sistemáticas extraídas das obras do próprio Hegel.Downloads
Referências
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Trad. Paulo Meneses. Edição revisada, Vol. único. Petrópolis, Vozes, 2002.
______. Enciclopédia das Ciências Filosófica em Compêndio. Vol. I – A Ciência da Lógica. Trad. Paulo Meneses. São Paulo, Loyola, 1995
______. Lecciones sobre la Filosofía de la Historia Universal. 5 ed., Madrid, Alianza Universidad, 1989.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis, Vozes, 1988.
KOJÈVE, A. La Idea de la Muerte en Hegel. Buenos Aires. Editorial Leviatan, 1987.
MENESES, P. Para Ler a Fenomenologia do Espírito. São Paulo. Edições Loyola, 1985.
MERELAU-PONTY, M. Sentido y Sinsentido. Barcelona. Ediciones Península,1977.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.