Um olhar crítico sobre o jusnaturalismo subversivo de John Finnis

Autores

  • Miguel Régio Almeida Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal) Instituto Superior Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.23065

Palavras-chave:

Direito Natural, São Tomás de Aquino, Public Reason, Revelação, Filosofia do Direito

Resumo

Atentando ao sempre renovado interesse pelas teorias sobre a fundamentação do Direito, expomos parte do pensamento daquele que é considerado o caput scholae do novo Direito Natural, John Finnis, cujo eixo radica nos postulados do Doctor Angelicus. Relevando temáticas como o matrimónio, a homossexualidade, a bioética e as limitações resultantes da Public Reason, elaboramos algumas sérias dúvidas acerca da bondade desta perspetiva jusnaturalista para a Filosofia do Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Régio Almeida, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal) Instituto Superior Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)

Doutorando em Ciências Jurídico-Filosóficas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde já trabalhou enquanto Monitor. Mestre na mesma área, contando ainda com diversas formações em Direitos Humanos, pelo Ius Gentium Conimbrigae e pelo European Inter-University Centre for Human Rights and Democratisatin.

Professor Assistente no Instituto Superior Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal).

Referências

CUNHA, P. F. Filosofia do Direito. Coimbra: Almedina, 2006.

DOUZINAS, C.; et al. Postmodern jurisprudence: the law of the text in the texts of law. London, New York: Routledge, 1991.

FINNIS, J. Abortion and Cloning: Some New Evasions, 1999. Disponível em <http://www.lifeissues.net/writers/fin/fin_01aborcloneevasions.html>. Acesso em 24.03.2011.

______Aquinas – Moral, Political, and Legal Theory. New York: Oxford University Press, 1998(a) (2004 Reprinted).

______Economy or Explication? Telling the Truth about God and Man in a Pluralist Society, 29th October 2004 Conference. Disponível em <http://web.princeton.edu/sites/jmadison/calendar/conferences/1004%20Conf-Finnis%20paper.pdf>. Acesso em 24.03.2011.

______Law, Morality and “Sexual Orientation”, in Notre Dame Law Review, n. 69/5, 1994, p. 1049-1076.

______Marriage: a basic and exigent good, in The Monist, n. 91, 2008, p. 388-406.

______Natural Law and Natural Rights. Oxford: Oxford University Press, 1980.

______On “Public Reason”, in Notre Dame Legal Studies Paper, n. 06-37; Oxford Legal Studies Research Paper, n. 1/2007, 2006. Disponível em <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=955815>. Acesso em 24.03.2011.

______Reason, Faith and Homosexual Acts, in Catholic Social Science Review, n. 6, 2001, p. 61-69.

______Reason, Revelation, Universality and Particularity in Ethics, in American Journal of Jurisprudence, n. 53, 2008, p. 23-48.

______The good of marriage and the morality of sexual relations: some philosophical and historical observations, in American Journal of Jurisprudence, n. 42, 1998(b), p. 97-134.

______The Lord’s Eerie Swansong: A Note on R (Purdy) v Director of Public Prosecutions, in Oxford Legal Studies Research Paper, n. 31/2009; Notre Dame Law School Legal Studies Research Paper, n. 09-39, 2009. Disponível em <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1477281>. Acesso em 24.03.2011.

FINNIS, J.; FISHER, A. Theology and the four principles of bioethics: a roman catholic view. In Gillon, R. (ed.). Principles of Health Care Ethics. Chichister: John Wiley & Sons, 1993, p. 31-44.

GEORGE, R. P. (ed.). Natural Law Theory – Contemporary Essays, Oxford: Oxford University Press, 1992 (2007 Reprinted).

MARQUES, M. R. Introdução ao Direito, Vol. I, Coimbra: Almedina, 2007 (2ª Ed.).

MONCADA, L. C. A caminho de um novo direito natural. In Estudos de Filosofia do Direito e do Estado, Vol. II, Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2004(a).

______O problema do direito natural no pensamento contemporâneo. In Estudos de Filosofia do Direito e do Estado, Vol. II, Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2004(b).

NEVES, A. C. A crise actual da filosofia do direito no contexto da crise global da filosofia – Tópicos para a possibilidade de uma reflexiva reabilitação. Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Stvdia Ivridica, n. 72, Coimbra: Coimbra Editora, 2003.

OWEN, M. M. The Thomistic Conception of Natural Law: Does It Commit the Naturalistic Fallacy? Senior Thesis for the Honors Program, Liberty University, 2011.

RUSSEL, B. History of Western Philosophy, Great Britain: Routledge, 1945 (2010 Reprinted).

TORRE, M. L. On Two Distinct and Opposing Versions of Natural Law: “Exclusive” versus “Inclusive”, in Ratio Juris, n. 19/2, 2006, p. 197-216.

WEINREB, L. Natural Law and Rights. In George, R. P. (ed.). Natural Law Theory – Contemporary Essays, Oxford: Oxford University Press, 1992 (2007 Reprinted), p. 278-305.

Arquivos adicionais

Publicado

2016-04-21

Como Citar

Almeida, M. R. (2016). Um olhar crítico sobre o jusnaturalismo subversivo de John Finnis. Aufklärung: Revista De Filosofia, 3(1), p.135–144. https://doi.org/10.18012/arf.2016.23065