Do pensamento à história mundial: heterodeterinação na filosofia hegeliana
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.26274Palavras-chave:
Dialética, Heterodeterminação, Hegel.Resumo
Esse artigo busca apresentar a maneira com que a heterodeterminação dialética permeia a obra filosófica de Hegel, contemplando desde os movimentos lógicos do pensamento até a efetivação da história mundial. Para isso, são observadas a Ciência da Lógica, a Fenomenologia do Espírito, a Filosofia do Direito e a Filosofia da História, não necessariamente em ordem cronológica, a fim de mostrar que, na filosofia hegeliana, desde o pensamento, até a efetividade, a realidade é relacional.
Downloads
Referências
CIRNE-LIMA, Carlos. Depois de Hegel: uma reconstrução crítica do sistema neoplatônico. Ed. EDUCS. Caxias do Sul, 2006.
________. Dialética. In: CIRNE-LIMA, Carlos; LUFT, Eduardo. Ideia e Movimento. Ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 2012.
FORSTER, Michael. O método dialético de Hegel. In: BEISER, Frederick C. Hegel. Ed. Ideias e Letras. São Paulo, 2014.
HEGEL, G.W.F. Ciencia de la Lógica. Tradução de Augusta e Rodolfo Mondolfo. Ed. Solar. 1982.
________. Filosofia da História. Ed. UnB. 2ª edição. Brasília, 2008.
________. Filosofia do Direito. Tradução de Paulo Meneses, Agemir Bavaresco, Alfredo Moraes, Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, Greice Ane Barbieri e Paulo Roberto Konzen. Ed. Unisinos. São Leopoldo, 2010.
________. Ciência da Lógica: Excertos. Seleção e Tradução de Marco Aurélio Werle. Ed. Barcarolla. São Paulo, 2011.
________. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses, com a colaboração de Karl-Heinz Efken e José Nogueira Machado, SJ. 8ª edição. Ed. Vozes. Petrópolis, 2013.
KURLE, Adriano Bueno. Reconhecimento e intersubjetividade em Hegel e sua crítica a Fichte. Revista Sofia, vol. 3, n.1. Vitória, 2014.
LIMA VAZ, Henrique C. de. Senhor e Escravo: uma parábola da filosofia ocidental. Departamento de Filosofia da FAFICH-UFMG. Belo Horizonte, 1980.
LUFT, Eduardo. As Sementes da Dúvida: investigação crítica dos fundamentos da filosofia hegeliana. Ed. Mandarim. São Paulo, 2001.
ROSENFIELD, Denis. Política e Liberdade em Hegel. Ed. Ática. São Paulo, 1995.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Aufklärung: revista de filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.