O pensamento hispânico e a problemática da identidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.26480Palavras-chave:
Cultura, Filosofia, Identidade, Interculturalismo, RazãoResumo
O pensamento filosófico hispânico na segunda metade do séc. XX, potenciou um processo de emancipação cultural e reflexões de teor filosófico mais profundas, que visaram buscar o sentido e o alcance de uma autêntica filosofia, no continente sul-americano. Podemos dizer que após a tomada de consciência da circunstância americana o que está em causa, é a procura e busca de uma identidade da razão latino-americana, a qual na análise que efectuo, só terá fundamento se integrada numa dinâmica de integração cultural. Esta deverá sempre partir das circunstâncias próprias, e desenvolvida a partir do respeito por um 'ethos' vivencial comum.
Downloads
Referências
BETANCOURT, Raúl Forne. Interculturalidad, Género y Educación, IKO Verlag fur Interkulturelle kommunikation, Edition OKOglobal, Frankfurt am Main, 2004.
BONDY, Salazar. Historia de las ideas en el Perú contemporáneo. Lima: Moncloa, 1965.
BONDY, Salazar. La cultura de la dominación, en Perú Problema, Lima: Moncloa, 1968
GALVÁN, Enrique Tierno. ‘Erotismo y trivialización’ in Desde el espectáculo a la trivialización, Editorial Tecnos, S.A. Colección Ventana Abierta, Madrid, 5ª edición, 1987.ferências gerais
GASSET, Ortega y. La Rebelión de las Masas, Espasa-Calpe, Selecciones Austral, Madrid, 5ª edición, 1984.
GASSET, Ortega y. El Tema de nuestro tiempo, Espasa Libros S.L.U., Col. Austral, Madrid, 1ª edición, 2010.
NICOL, Eduardo. Historicismo y existencialismo. La temporalidad del ser y la razón, Madrid: Tecnos, 1950; segunda edición, corregida, México: Fondo de Cultura Económica, 1960.
NICOL, Eduardo. Metafisica de la expresión, Fondo de Cultura Económica, 1957; nueva versión, México: Fondo de Cultura Económica, 1974.
NICOL, Eduardo. El problema de la filosofia hispânica, Madrid: Tecnos 1961; segunda edición, México: Fondo de Cultura Económica, 1998.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.