A extensão e a definição do conceito de philia
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.28080Palavras-chave:
Aristóteles, ética, amizadeResumo
O conceito de amizade foi deixado de lado ao longo dos anos nas pesquisas éticas. Entretanto, quando olhamos para os autores gregos, constatamos que o conceito de amizade ocupava um espaço muito maior no universo da ética. Através da análise das três formas de amizade expostas na ética de Aristóteles, o presente artigo objetiva demonstrar a extensão e a definição do conceito de philia apresentados na Ética a Nicômaco de Aristóteles, deixando claro a importância que o conceito de amizade tem para as pesquisas éticas.
Downloads
Referências
ANNAS, Julia. Plato and Aristotle on Friendship and Altruism. Mind, New Series, Vol. 86, No. 344 (Oct., 1977), pp. 532-554. Oxford: Oxford University Press.
ARISTÓTELES. Complete Works. Vol. II. 6ª ed., New Jersey: Princeton University Press, 1995.
______________. Ética Eudemia. Trad. de Carlos Megino Rodríguez. Madrid: Alianza, 2002.
______________. Ética a Nicômaco. Trad. de Gama Cury. 4ª ed., Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
______________. Ética a Nicómaco. Trad. de María Araujo y Julián Marías. 8ª ed., Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2002.
AUBENQUE, Pierre. A Prudência em Aristóteles. São Paulo: Discurso Editorial, 2003.
BERTI, Enrico. As Razões de Aristóteles. 2ª ed., São Paulo: Loyola, 2002.
____________. A relação entre as formas de amizade segundo Aristóteles. Analytica. Rio de Janeiro: v. 6, n. 1, p. 23-44, 2001/2002.
COOPER, John M. “Aristotle on Friendship”. In: Amélie Oksenberg Rorty (ed.). Essays on Aristotle’s Ethics. Berkeley: University of California Press, 1980, p. 301-340.
KONSTAN, David. A amizade no mundo clássico. São Paulo: Odysseus, 2005.
NUSSBAUM, Martha C. A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
PAKALUK, Michael (ed.). Other Selves: Philosophers on Friendship. Indianapolis: Hackett, 1991.
_______________. “Friendship”. In: Georgios Anagnostopoulos (ed.). A Companion to Aristotle. Malden: Blackwell Publishing, 2009, p.471-482.
RICKEN, Friedo, O bem-viver em comunidade: a vida boa segundo Platão e Aristóteles. Trad. de Inês A. Lohbauer. São Paulo: Loyola, 2008.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.