A genealogia do progresso: concepções a partir do iluminismo moderno europeu
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.28082Palavras-chave:
Progresso, Melhoramento, Iluminismo, EsclarecimentoResumo
O presente artigo tem por objetivo promover uma breve exposição da mentalidade a qual acreditamos compor a gênese ideológica do princípio do progresso ascendente do saber manifesto na modernidade européia do século XVIII/XIX. Tal mentalidade, segundo nossa concepção, seria decorrente de uma super-valorização do movimento iluminista moderno europeu e do potencial desvelador da razão esclarecida que, por sua vez, viria a orientar o desenvolvimento de uma crença amplamente difundida de que aquilo vivido corresponderia a um melhoramento gradual do saber possível de ser observado ao longo do vasto desenrolar temporal.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Aufklärung: revista de filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.