A Razão realizada? Notas sobre a "Filosofia da História" de Hegel
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.30336Palavras-chave:
Dialética, liberdade, históriaResumo
O entendimento de Hegel sobre a história humana e seu eventual “fim” (das Ende) alinha, em um mesmo horizonte, tanto a perspectiva teológico-cristã da história, quanto a visão iluminista. De certo modo, Hegel sintetiza, neste quesito, o pensamento histórico que o antecedeu. Ao mesmo tempo, os supera dialeticamente, ao descrever uma “história filosófica” cujo núcleo é a realização imanente da liberdade do Espírito Absoluto – isto é, a Razão – através do progresso da consciência humana. Nesse artigo, trata-se de revisitar os principais elementos da concepção hegeliana de História para, ao final, se debruçar sobre de uma das maiores polêmicas oriundas de seu pensamento: a tese de que, na modernidade, a história teria chegado a seu fim.Downloads
Referências
BOUTON, Christophe. Le procès de l’histoire – fondements et postérité de l’idéalisme historique de Hegel. Paris : Vrin, 2004.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Trad. Luiz Sérgio Repa e Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do espírito. Trad. Paulo Meneses, com a colaboração de Karl-Heinz Efken e José Nogueira Machado. 4ª edição. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2007.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da História. 2ª edição. Trad. Maria Rodrigues e Harden. Brasília: Editora da UnB, 1999.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Grundlinien der Philosophie des Rechts [online]. Disponível em:
http://www.cosmopolitanuniversity.ac/library/Hegel.Grundlinien.der.Philosophie.des.Rechts.pdf. Acesso em 10/05/2016.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princípios da Filosofia do Direito. Trad. Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
HYPPOLITE, Jean. Introdução à filosofia da historia de Hegel. Trad. José Marcos Lima. Rio de Janeiro: Elfos; Lisboa : Edições 70, 1995.
MARCUSE, Herbert. Razão e revolução – Hegel e o advento da teoria social. 5ª edição. Trad. Marilia Barroso. São Paulo : Paz e Terra, 2004.
PRADO, Carlos. Razão e progresso na filosofia da história de Hegel. Vassouras : Revista do Mestrado em História, vol. 12, nº2, 2010, p. 99-114.
SCALDAFERRO, Maikon Chaider Silva. Hegel e o fim da História. Fortaleza : Polymatheia, vol. V, nº 8, 2009, p. 211-230.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Aufklärung: revista de filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.