A ideia de natureza em Raul Brandão
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.32421Palavras-chave:
Absoluto, Cor, Filosofia, NaturezaResumo
Este estudo tem como objectivo central e geral, mostrar a influência filosófica grega, em particular, as matrizes pré-socráticas na obra ‘As Ilhas Desconhecidas’, do escritor novecentista português, RAUL GERMANO BRANDÃO (1867-1930). Essas matrizes centram-se especificamente no conceito clássico de ‘Natureza’, ou ‘Phýsis’. A expressão Natureza aplica-se a tudo aquilo que tem como característica fundamental o facto de ser natural, ou seja, envolver todo o ambiente existente, micro e macrocósmico. Desta noção conceptual, surge o seu significado mais amplo - a de que a Natureza corresponde à substância física da qual eram feitas todas as coisas - mundo material - e, correlativamente, ao Universo físico em que toda a sua matéria e energia, inseridas num processo dinâmico que lhes é próprio e cujo funcionamento segue regras próprias. Na sua obra ‘As Ilhas Desconhecidas’ (1926), Raul Brandão manifesta um propósito estético-ontológico no sublinhar da estética da existência.
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BRANDÃO, Raul Germano. As Ilhas Desconhecidas, notas e paisagens, Editorial Comunicação Lda, Lisboa, Colecção Obras Completas de Raul Brandão, 1ª edição, 1988
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