“Nossa honestidade!”: notas críticas sobre a controvérsia filosófica Derrida-Habermas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.40976

Palavras-chave:

Metafísica, Desconstrução, Reconstrução, Ética, Política

Resumo

Neste artigo apresento as críticas de Habermas dirigidas aos pressupostos da crítica de Derrida a tradição filosófica ocidental como expressão do falogocentrismo / fonecentrismo e sua interpretação como “metafísica da escrita”, a partir da VII Lição d’O Discurso Filosófico da Modernidade (1985). Minhas notas críticas não concernem à certificação (não) metafísica desses projetos filosóficos, às críticas habermasianas relativas ao conceito de (arqui-)escritura ou ainda à articulação entre contexto e significado no pensamento de Derrida. Elas se dirigem a possibilidade e significado de uma “aproximação” e/ou “reconciliação filosófica” entre os filósofos, considerada a partir do texto What Binds Europeans Together: A Plea for a Common Foreign Policy, Beginning in the Core of Europe (2003), apesar das diferenças do modo filosófico de pensar proposto por Derrida e Habermas, respectivamente. Não obstante a esse “ensaio de reconciliação”, demarco o distanciamento entre esses filósofos que, a meu juízo, permanece inegociável, apesar da intenção de ambos. Recorro tanto à desconstrução (Derrida) quanto à reconstrução (Habermas) para esclarecer os pressupostos e as posições filosóficas respectivamente assumidas pelos filósofos. Quanto à bibliografia, utilizei alguns dos principais textos de Derrida e Habermas, que permitem a caracterização geral dos respectivos projetos filosóficos, além daqueles que apresentam elementos necessários à compreensão da dinâmica histórica da controvérsia filosófica entre eles. Textos de autores como Clitchley (1999; 2000), Honneth (2000; 2007), Roudinesco (2001; 2004), entre outros, foram utilizados na medida em que apresentam os pressupostos filosóficos necessários a contextualização do cenário filosófico de época ou contribuições filosóficas que ampliam a compreensão da controvérsia filosófica em discussão. 

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Biografia do Autor

Wescley Fernandes Araújo Freire, Universidade Federal do Maranhão - UFMA Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Filosofia (Ética e Filosofia Política) pelo PPGFIL da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, sob orientação do Profº. Dr. Luiz Bernardo Leite Araújo. Professor Assistente II do Curso de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Mestre em Filosofia (Área de Concentração: Ética; Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Social e Política) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2007). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2003). Pesquisador colaborador do Centro de Pesquisas em Democracia - CEPEDE da UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa em Democracia CNPq/UFPB, vinculado ao Centro de Pesquisas em Democracia - CEPEDE da UFPB. Membro colaborador do Grupo de Pesquisa Instituições e Políticas Públicas - CNPq/UFPI. Membro do Grupo de Pesquisa Ética e Direitos Humanos - CNPq/UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Ética e Filosofia Política - CNPq/UFMA. Interesse nos seguintes autores: Immanuel Kant, Emmanuel Lévinas, John Rawls, Jürgen Habermas, Axel Honneth, Nancy Fraser, Seyla Benhabib, Iris Marion Young, Rainer Forst e Charles Taylor. Interesse nos seguintes temas: Teoria Crítica, Teoria Crítica e Democracia, Teoria Crítica e Normatividade, Teorica Crítica e Religião, Democracia, Religião e Pós-Secularismo, Teorias da Democracia, Democracia e Reconhecimento, Teorias da Justiça, Reconhecimento e Justiça e Reconhecimento e Multiculturalismo. Foi Professor Substituto do Departamento de Filosofia - DEFIL da Universidade Federal do Maranhão - UFMA por duas vezes (2005-2007/2010-2012). Ex-membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - HUUFMA (2011-2012).

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Freire, W. F. A. (2018). “Nossa honestidade!”: notas críticas sobre a controvérsia filosófica Derrida-Habermas. Aufklärung: Journal of Philosophy, 5(2), p.161–194. https://doi.org/10.18012/arf.2016.40976