Filme e fenomenologia: Reflexões sobre o cinema na filosofia de Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.41894Palavras-chave:
M. Merleau-Ponty, Cinema, PercepçãoResumo
O objetivo principal deste artigo é compreender o papel que o cinema possui na filosofia de Merleau-Ponty. Para este autor, as análises de um objeto em geral, aplicam-se igualmente ao cinema enquanto este é um objeto a se perceber e não a pensar, isto é, quando se percebe não se pensa o mundo, ele se organiza perante o indivíduo. Estas suas análises permitem compreender o filme como a arte de tornar visíveis objetos e comportamentos, já que o cinema é o que torna visível o invisível das nossas relações com o outro, mostrando um diálogo entre visível e invisível. Dessa maneira, o interesse do filósofo pelo cinema, enquanto objeto percebido, baseia-se na sua contribuição para a fenomenologia da percepção e do olhar e também na possibilidade de uma aproximação em relação aos outros e à intersubjetividade.
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