Filme e fenomenologia: Reflexões sobre o cinema na filosofia de Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.41894Palavras-chave:
M. Merleau-Ponty, Cinema, PercepçãoResumo
O objetivo principal deste artigo é compreender o papel que o cinema possui na filosofia de Merleau-Ponty. Para este autor, as análises de um objeto em geral, aplicam-se igualmente ao cinema enquanto este é um objeto a se perceber e não a pensar, isto é, quando se percebe não se pensa o mundo, ele se organiza perante o indivíduo. Estas suas análises permitem compreender o filme como a arte de tornar visíveis objetos e comportamentos, já que o cinema é o que torna visível o invisível das nossas relações com o outro, mostrando um diálogo entre visível e invisível. Dessa maneira, o interesse do filósofo pelo cinema, enquanto objeto percebido, baseia-se na sua contribuição para a fenomenologia da percepção e do olhar e também na possibilidade de uma aproximação em relação aos outros e à intersubjetividade.
Downloads
Referências
BARBARAS, Renaud. De L’Être Du Phénomène: sur l’ontologie de Merleau-Ponty. Grenoble: Jérôme Millon, 1991.
CABRERA, Júlio. O cinema pensa. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
CAVELL, Stanley._The World Viewed: reflections on the Ontology of Film. Cambridge: Harvard University Press, 1979.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DILLON, M. C. Merleau-Ponty’s Ontology. Evanston: Northwestern University Press, 1997.
FERRAZ, Marcus Sacrini Ayres. Fenomenologia e ontologia em Merleau-Ponty. São Paulo: Papirus, 2009.
MARKS, Laura U. The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment, and the Senses. Durham, NC: Duke University Press, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Éloge de la philosophie et autress essais. Paris: Gallimard, 1953.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Sens et Non-sens. Paris: Nagel, 1966.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Résumés de cours. Collège de France, 1952-1960. Paris, Gallimard, 1968.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O cinema e nova psicologia. In: XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal; Embrafilme, 1983. p. 103-117.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Notes de Cours 1959-1961. Paris: Gallimard, 1996.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Parcours Deux – 1951-1961. Lagrasse: Verdier, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Le Visible et l’Invisible. Paris: Gallimard, 2006a.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção: São Paulo: Martins Fontes, 2006b.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MORIN, Edgar. O Cinema ou o Homem imaginário. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.
SOBCHACK, Vivian. The Address of the Eye: A Phenomenology of Film Experience. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1991.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rodrigo Poreli Moura Bueno

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.