Feminismo e a formação da rede on-line: a questão do aborto no Blogueiras Feministas em tempos de eleições presidenciais

Autores

  • Mauro de Souza VENTURA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
  • Laís Modelli RODRIGUES Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Palavras-chave:

Blog, Redes Sociais na Internet, Eleição Presidencial, Aborto, Blogueiras Feministas.

Resumo

O artigo estuda postagens sobre aborto feitas durante as campanhas presidenciais de 2014 pelo Blogueiras Feministas, um blog coletivo que reúne mulheres de todo o país. A análise foi feita por meio de coleta dos posts por dois meses, dos dias de 19 de agosto (início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV) a 19 de outubro. Propõe-se um exercício analítico sobre a rede que foi gerada a partir das manifestações na internet sobre o aborto no Brasil, conforme as disputas presidenciais iam se desenvolvendo antes e pós primeiro turno. Foi medido o grau de conectividade entre os personagens e o nível de concordância, contestação, respeito e negociação. Como protocolo metodológico, seguimos os estudos de mediação de Barbero (2002), os métodos de pesquisa para internet de Fragoso, Recuero e Amaral (2011) e pontuações de Castells (2013) sobre sociedade em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro de Souza VENTURA, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Jornalista, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Institut für Publizistik und Kommunikationswissenschaft - Universität Wien, UNIWIEN, Austria. Professor do Departamento de Comunicação Social da FAAC – UNESP.

Laís Modelli RODRIGUES, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Jornalista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática (FAAC - UNESP). Pesquisa a formação de capital social e da rede online em torno de manifestações feministas na internet e no espaço urbano.

Referências

BARSTED, Leila A. L. Legalização e descriminalização do aborto no Brasil - 10 anos de luta feminista. Revista Estudos Feministas. Rio de Janeiro: CIEC/ECO/UFRJ, n. 0, p. 104-130, 1992.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança - movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

LIMA, Quézia dos Santos. Blogueiras feministas e o discurso de divulgação do feminismo no ciberespaço. In: Seminário de estudos em análise do discurso, 6., 2013, Rio Grande do Sul. Estudos em Análise do Discurso. Rio Grande do Sul: Instituto de Letras, 2013. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/6SEAD/SIMPOSIOS/BlogueirasFeministasEODiscurso.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2014.

MAIA, Rouseley. Emoção, retórica e histórias pessoais na esfera pública. In: SOARES, M.C., et al. Mídia e Cidadania. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Comunicação e mediações culturais. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, vol XXIII, n. 1, 2000.

MARTIN-BARBERO, Jesús. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.

RECUERO, Raquel. Fluxos de informação e capital social nos weblogs. In:

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

STEFFENS, César; POZENATO, K. M. (Org.). Mídia, cultura e contemporaneidade. Caxias do Sul: EDUC, 2010. p. 117-142

Downloads

Publicado

2015-10-02

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique