AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INDEXAÇÃO NA BIBLIOTECA DA ASSESSORIA JURÍDICA DO BANCO DO BRASIL

Autores

  • Jamilly de Lima Alcântara Anízio Geysa Flávia Câmara de Lima Nascimento
  • Geysa Flâvia Câmara de Lima Nascimento Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Avalia o processo de indexação utilizado no acervo especializado da Biblioteca da Assessoria Jurídica Regional do Banco do Brasil no Estado da Paraíba (AJURE/PB), a partir do critério de analise do processo de indexação dos textos informacionais, enfocando-se suas etapas e os tipos de linguagem. Os critérios definidos neste estudo buscaram também avaliar a etapa da recuperação da informação naquela Entidade, a partir da identificação dos problemas existentes na atividade de representação dos textos informacionais. O instrumento de pesquisa usado foi um levantamento contendo a anotação de todos os livros solicitados pelos usuários, durante um determinado período, objetivando selecionar uma amostra com os dez títulos mais procurados, para, na sequência, proceder-se à análise dos seus descritores. Concluiu-se que há deficiência dos termos utilizados na representação dos textos jurídicos da Biblioteca da AJURE/PB, o que revela a necessidade de o bibliotecário dominar os principais conceitos e as noções básicas dessa área de especialidade, para realizar adequadamente a indexação, propiciando rapidez no processamento das informações, precisão e confiabilidade na recuperação, em função dos objetivos institucionais, perfis dos usuários e terminologia utilizada. Palavras-chave: Fontes de informação jurídica. Representação da informação. Indexação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamilly de Lima Alcântara Anízio, Geysa Flávia Câmara de Lima Nascimento

Bibliotecária do IFPB.

Geysa Flâvia Câmara de Lima Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Profa. Assistente do DCI da UFPB.

Referências

ALVARENGA, Lídia. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaço digitais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Ciência da Informação, Florianópolis, n. 15, 1º sem. 2003. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/147/14701503.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2009.

ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

ATIENZA, Cecília Andreotti. Documentação jurídica: introdução à análise e indexação de atos legais. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979.

BARROS, Lucivaldo. Fontes de informação jurídica. In: PASSOS, Edilenice (Org). Informação jurídica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2004. p. 201-225.

CESARINO, Maria Augusta da Nóbrega. Sistemas de recuperação da informação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 157-168, set. 1985.

FERREIRA, Aurélio B. Holanda. Miniaurélio século XXI escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A leitura documentária do indexador: aspectos cognitivos e lingüísticos influentes na formação do leitor profissional. 2003. Tese (Livre-Docência) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

NASCIMENTO, Geysa Flávia Câmara de Lima. Folksonomia como estratégia de indexação dos bibliotecários no Del.icio.us. 2008. 104f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008. Disponível em: <http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/173/1/geysaflavia_dissertacao.pdf>. Acesso em: 22 set. 2009.

PASSOS, Edilenice; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

PIEDADE, Maria Antonietta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.

ROBREDO, Jaime. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília: Thesaurus, 2003.

STREHL, Letícia. Avaliação da consistência da indexação realizada em uma biblioteca de artes. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 3, p. 329-335, set./dez. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n3/27n3a11.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2009.

VIEIRA, Simone Bastos. Análise comparativa entre indexação automática e manual da literatura brasileira de ciência da informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 16, n. 1, p. 83-94, 1988.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS