BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA PARAÍBA: identificando conjunturas

Autores

  • Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade
  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A biblioteca pública, segundo o Manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), deve ser a porta de entrada para o conhecimento, pela promoção de aprendizagem contínua, emancipação e autonomia de decisão e desenvolvimento cultural dos indivíduos e grupos sociais. Por este cenário, a pesquisa em relato objetivou identificar a conjuntura das Bibliotecas Públicas da região do Cariri Ocidental paraibano, estabelecendo um quadro da estrutura administrativa, física, recursos humanos e tecnológicos. A pesquisa é de cunho exploratório-descritiva, ancorada numa abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados, utiliza o questionário, aplicado com os gestores das bibliotecas. Pauta-se, para a análise dos dados, na análise descritiva por categorias. Os resultados expressam que as bibliotecas restringem suas atividades à função educacional, o que caracteriza pouca contribuição para o município. Conclui que a atual conjuntura das bibliotecas públicas da região do Cariri Ocidental paraibano, em termos de estrutura administrativa, física, recursos humanos capacitados e tecnológicos, demonstra um quadro frágil e deficiente, o que dificulta o cumprimento da missão deste tipo de biblioteca, bem como seu crescimento, qualidade e modernidade. Palavras-chave: Biblioteca Pública. Biblioteca pública municipal. Gestores. Região do Cariri Ocidental paraibano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI).

Luciana Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ANDRADE, Robéria de Lourdes de Vasconcelos. Um olhar sobre o cariri ocidental paraibano: diagnóstico das bibliotecas públicas municipais. Monografia. (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. A palavra e o silêncio: biblioteca pública e estado autoritário no Brasil. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2002.

BARBOSA, Josué Sales et al. Avaliação comparativa do programa pergamum entre usuários de uma biblioteca publica e de uma biblioteca universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais.... Maceió: FEBAB, 2011.

BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; LAVOR, Maria Aparecida. O perfil das bibliotecas públicas do estado do Ceará: um sistema em funcionamento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais.... Maceió: FEBAB, 2011.

BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SILVA, Joselina; CARMO, Nicácia Lina. As bibliotecas públicas e os suportes para a Lei 10.639/03. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais.... Maceió: FEBAB, 2011.

BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SUAIDEN, Emir José. A imagem da biblioteca pública na sociedade da informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais.... Maceió: FEBAB, 2011.

______. Concepção gestáltica da imagem corporativa para a biblioteca pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília, Anais... Brasília: ANCIB, 2011.

BEZERRA, Fabíola Maria Pereira. A biblioteca pública e o utilizador idoso: relato da experiência portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais.... Maceió: FEBAB, 2011.

BARBOSA, Johnny Rodrigues. A inclusão de bibliotecários nas políticas nacionais de bibliotecas públicas. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

BAZÍLIO, Ana Paula Matos. A inclusão social e a importância da biblioteca pública. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais.... Maceió: FEBAB, 2011.

BRASIL. Instituto Nacional do Livro. Programa Nacional de Bibliotecas. Brasília: [S. n.], 1979.

FREITAS NETA, Antonia; BEZERRA, Carlos André Cruz; COSTA, Larissa Inês da. A biblioteca pública como instrumento de integração social: o ideal e o real. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais.... Maceió: FEBAB, 2011.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais: Estudo quantitativo: principais resultados. Brasília: FGV, 2010. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/site/2010/04/30/primeiro-censo-nacionaldas-bibliotecas-publicas-municipais/ >. Acesso em: 10 set. 2011.

IFLA/UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 10 set. 2011.

LEITÃO, Bárbara Júlia Menezello. Bibliotecas públicas: uma reflexão sobre o direito ao acesso ao conhecimento e à liberdade de expressão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais.... Maceió: FEBAB, 2011.

MORAES, Rubens Borba de. Livros e bibliotecas no Brasil colonial. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2006.

RODRIGUEZ, Adalberto Diehl. A biblioteca pública em periódicos: cartografia documental preliminar de uma região do conhecimento ao longo da década. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais.... Maceió: FEBAB, 2011.

SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos F.; LUCIO, Pilar B. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SILVA, Andréia Gonçalves; SILVA, Sadrac Leite. O livro eletrônico no contexto da biblioteca pública. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais.... Maceió: FEBAB, 2011.

SUAIDEN, Emir José. Biblioteca Pública Brasileira: desempenho e perspectiva. 1979. 103f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1979.

______. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 52-60, maio/ago. 2000.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS