A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA RESPONSABILIDADE SOCIAL DA BIBLIOTECA DA AMBEP

Autores

  • Noemy dos Santos Silva
  • Márcio Bezerra da Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Apresenta o papel desempenhado pela organização da informação realizada no acervo da biblioteca popular da Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros (AMBEP), a partir do Sistema de Classificação Decimal de Dewey (CDD). Verifica-se, como resultados de pesquisa, por meio de uma metodologia bibliográfica e explicativa, bem como de abordagens quanti-qualitativa de coleta de dados, que a organização da informação contribuiu diretamente para o papel social da biblioteca da AMBEP, graças ao acesso mais rápido e prático a informação desejada, o qual proporcionou o aumento da autoestima dos usuários, contribuições à formação intelectual, o desejo pelo estudo e melhora no convívio social. Conclui-se que os usuários estão satisfeitos com o trabalho realizado, até o momento, na biblioteca da AMBEP, graças às ações de indexação e organização, aumentando o seu interesse pela biblioteca e uso do acervo; e que este trabalho sirva de inspiração para futuras pesquisas, pois sentimos a carência de estudos que compartilhem experiências no métier das técnicas bibliotecárias, por acreditar que a discussão aqui proposta é válida, nos permitindo conhecer um pouco mais a aplicação dos sistemas de classificação em unidades de informação. Palavras-chave: Biblioteca. Biblioteca popular. Representação da informação. Organização da informação. Sistemas de Classificação Decimal de Dewey. Responsabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemy dos Santos Silva

Bacharel em Biblioteconomia (UFPB).

Márcio Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Ciência da Informação (DCI-UFPB). Doutorando em Ciência da Informação (UFBA). Mestre em Ciência da Informação (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia (UFPB). Tecnólogo em Processamento de Dados (ETVP-RJ).

Referências

DA SILVA, M. B. A Aplicação da Folksonomia em Sistemas de Informação. In: 4º Congresso Brasileiro de Arquitetura da Informação, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.congressoebai.org/wp-content/uploads/ebai10/EBAI10_artigo10.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2011.

_____; NEVES, D. A. de B. A Representação Temática da Informação no Desenvolvimento de Banco de Dados Destinados a Bibliotecas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., Maceió, 2001. Disponível em:<http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/637/382>. Acesso em: 3 dez. 2011.

_____. Classificação: CDD na prática. 2011. (Material Didático).

BARRETO, A. de A. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, v. 8, n. 4, São Paulo, 1994, p.3-8. Disponível em: <http://www.aldoibct.bighost.com.br/quest/quest2.pdf>. Acesso em: 20 out. 2011.

ECO, U. O nome da Rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

FEITOSA, A. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus Editora, 2006. 132p.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de lemos/livros, 2004.

LANGRIDGE, D. Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.

MAIA, C. M. G. Indexação no cotidiano: dicas e sugestões. In: XIV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Salvador, 2006.

PETROS. Quem somos. 2011. Disponível em: <https://www.petros.com.br/portal/server.pt?open=512&objID=203&&PageID=129083&mode=2&in_hi_userid=343417&cached=true>. Acesso em 20 nov. 2011.

PIEDADE, M. A. Requião. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.

RANGANATHAN, S. R. Prolegomena to library classification. Bombay: Asia Publ. House, 1967.

SILVA, N. dos S.; DA SILVA, M. B. A contribuição da organização da informação na responsabilidade social da biblioteca da AMBEP. 2011. 87f. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Biblioteconomia) Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2011.

_____; MEDEIROS, K. dos S.; DA SILVA; M. B. A contribuição da organização da informação na biblioteca da AMBEP: um relato de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 35., 2012. Belo Horizonte.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS