Traçados

Autores

  • Flávia Rieth UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2018v1n6.41698

Resumo

Ao longo do processo de pesquisa do Inventário Nacional de Referências Culturais – lida campeira nos campos dobrados do Alto Camaquã/RS (INRC Lida Campeira), o desenho passou a figurar como um recurso para a reflexão, a partir de minha participação na Oficina de Desenho com a Professora Vivian Herzog, organizada junto ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (Leppais/PPGAnt/UFPel). A lida campeira consiste em uma série de atividades realizadas em propriedades rurais que desenvolvem a pecuária extensiva com o objetivo de criar, manter e reproduzir os rebanhos de gado bovino, ovino, caprino e equino no pampa sul-rio-grandense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

INGOLD, Tim. Líneas: uma breve historia. Barcelona: Gedisa Editorial, 2015.

KOSBY, Marília Floôr. Alma-caroço: peregrinações com cabras negras pelo extremo sul do Brasil. 173f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

RIETH, Flávia et al. Inventário Nacional de Referências Culturais: Lida Campeira na Região de Bagé/RS. v. 2, 1. ed. Arroio Grande: Complexo Criativo Flor de Tuna, 2013.

ROY, Wagner. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.

Downloads

Publicado

2018-09-05