Traçados
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2018v1n6.41698Resumo
Ao longo do processo de pesquisa do Inventário Nacional de Referências Culturais – lida campeira nos campos dobrados do Alto Camaquã/RS (INRC Lida Campeira), o desenho passou a figurar como um recurso para a reflexão, a partir de minha participação na Oficina de Desenho com a Professora Vivian Herzog, organizada junto ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (Leppais/PPGAnt/UFPel). A lida campeira consiste em uma série de atividades realizadas em propriedades rurais que desenvolvem a pecuária extensiva com o objetivo de criar, manter e reproduzir os rebanhos de gado bovino, ovino, caprino e equino no pampa sul-rio-grandense.
Downloads
Referências
INGOLD, Tim. Líneas: uma breve historia. Barcelona: Gedisa Editorial, 2015.
KOSBY, Marília Floôr. Alma-caroço: peregrinações com cabras negras pelo extremo sul do Brasil. 173f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
RIETH, Flávia et al. Inventário Nacional de Referências Culturais: Lida Campeira na Região de Bagé/RS. v. 2, 1. ed. Arroio Grande: Complexo Criativo Flor de Tuna, 2013.
ROY, Wagner. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).