Etnoturismo em área de sobreposição de terras indígenas e unidades de conservação

estudo comparativo entre os índios Pataxó no sul da Bahia e os Potiguara no litoral norte da Paraíba, Brasil

Autores

  • Ivys Medeiros da Costa Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
  • Maristela de Oliveira Andrade Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós Graduação em Antropologia e Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v1n10.42435

Resumo

A pesquisa tem como objetivo comparar o etnoturismo dos índios Pataxó no sul da Bahia e dos Potiguara no litoral norte da Paraíba, ambos situados em área de sobreposição de Terra Indígena (TI) e Unidade de Conservação (UC). A metodologia utilizada é oriunda de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e etnográfica, com observação participativa com relatos de experiências. Como resultado, constatou-se que o etnoturismo em TI sob a perspectiva territorial indígena, revelou-se como uma conquista da territorialização dos espaços culturais, para a luta da retomada das TI e reivindicação de conclusão dos processos demarcatórios; além de contribuir para o fortalecimento do modo de vida local, garantindo a conservação da biodiversidade e promovendo a região, com o respeito a cultura indígena. Conclui-se, portanto, ser o etnoturismo uma ferramenta de gestão territorial e ambiental aplicado nas comunidades indígenas, com o intuito de fomentar o etnodesenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivys Medeiros da Costa, Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Direito/UFPB; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/UFPB; Professora de Direito Ambiental no curso de Gestão Ambiental do Centro Universitário de João Pessoa/UNIPE.

Maristela de Oliveira Andrade, Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós Graduação em Antropologia e Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e doutorado Troisieme Cycle - IHEAL - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1983). É Professora Titular aposentada da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Ciências Sociais, e atualmente atua como professora voluntária. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase no campo das religiões e do meio ambiente, participando dos programas de pós-graduação em Antropologia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente e tendo dois grupos de pesquisa em ambas as áreas atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidades e movimentos religiosos, memória, desenvolvimento e meio ambiente e populações "tradicionais"

Downloads

Publicado

2020-09-13