Reflexões antropológicas sobre a extensão
o projeto de realização do 18º Congresso Mundial da IUAES na UFSC
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2019v2n9.44108Resumo
Este artigo reflete sobre o potencial pedagógico que projetos de extensão oferecem à aprendizagem da Antropologia em espaços fora da sala de aula. Neste trabalho, apresentamos o projeto de extensão “Apoio e realização do 18º Congresso Mundial da IUAES (International Union of Anthropological and Ethnological Sciences)”, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina entre 16 e 20 de julho de 2018 em Florianópolis, coordenado pela professora Miriam Pillar Grossi. O objetivo do projeto era proporcionar apoio às atividades relativas à organização do referido congresso e formar estudantes na organização de eventos bem como inseri-los de forma diferenciada no campo de saber das ciências humanas e sociais, mais especificamente da Antropologia. Refletimos neste artigo sobre o potencial pedagógico desta ação de extensão, trazendo relatos das experiências de aprendizado de nossa equipe multidisciplinar (composta por estudantes dos cursos de graduação em Antropologia, Ciências Sociais, Relações Internacionais, Letras e Museologia).
Downloads
Referências
ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de. APRENDIZAGEM SITUADA. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [s.l.], v. 7, n. 1, 31 jul. 2014. Quadrimestral. Faculdade de Letras da UFMG. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.177-184. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/6097>. Acesso em: 08 out. 2018.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação.São Paulo: Editora Moderna, 2010.
BECKER, Fernando. REEDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Disponível em: http//tudosobre.com/concursos/3/BECKER,%20Fernando%20-%20Educa%C3%A7ao%20e%Construção%20do%Conhecimento.pdf Acesso: 1/10/2018.
CLIFFORD, James. A experiência Etnográfica: antropologia e literatura no século XX. rio de Janeiro: editora UFRJ, 2011.
DYPE SOLUÇÕES. Dispónível em: https://www.dype.com.br/. Acessado em: 05/11/2018.
GEEMPA. Aula-entrevista: caracterização do processo rumo à leitura e à escrita. Porto Alegre: GEEMPA, 2010.
GUDOLLE, Lucas Socoloski; ANTONELLO, Claudia Simone; FLACH, Leonardo. Aprendizagem situada, participação e legitimidade nas práticas de trabalho.in. Ram. Revista de Administração Mackenzie, [s.l.], v. 13, n. 1, p.14-39, fev. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712012000100002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-69712012000100002&script=sci_abstract&tlng=pt>, acesso em: 08 out. 2018.
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO, METODOLOGIA DA PESQUISA E AÇÃO. Disponível em https://geempa.com.br/. Acessado em 15/10/2018.
HARRISON, Faye. Theorizing in ex-centricsites. In. Anthropological Theory. Vol. 16(2–3) 160–176, 2016.
INGOLD, Tim. “Chega de etnografia! A educação da atenção como propósito da antropologia”. Educação (Porto Alegre), v. 39, n.3, 2016, pp. 404-411
INGOLD, Timothy. Da transmissão de representações à educação da atenção. In. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p.6-25, abr. 2010.
INTERNATIONAL UNION OF ANTHROPOLOGICAL AND ETHNOLOGICAL SCIENCES. IUAES. Disponível em https://iuaes.org/index.html, acessado em 22/10/2018.
JUNGES, Márcia e FACHIN, Patricia. O método pòs-construtivista. In. Revista do Instituto Humanitas UNISINOS. Online, edição 281, 10 novembro de 2008. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2304&, acessado em: 04/11/2018.
LAVE, Jean. WENGER, Etienne. Aprendizaje Situado. Participación Periférica Legítima. Nova York: Cambridge University Press, 1991.
PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 20, n. 42, p. 377-391, jul./dez. 2014.
RAMOS, Leonardo de Miranda. Outros olhares sobre a história da antropologia: experiẽncias pedagógicas de formação na preparação do 18th IUAES World Congress. Trabalho aceito no GT 54 Políticas, etnografias e campos da extensão universitária na antropologia brasileira, coordenado por Luciana de Oliveira Chianca (UFPB), na 31ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 09 e 12 de dezembro de 2018, Brasília/DF (no prelo).
RIBEIRO, Gustavo Lins & ESCOBAR, Artur (orgs.). Antropologias Mundiais: transformações da disciplina em sistemas de poder. Brasília: Editora UnB, 2012.
SARDENBERG, Ronaldo Mota. O Brasil e as Nações Unidas. Brasília,Ed.ideal, 2013.
SECRETARIA 18th IUAES World Congress. Registration Tutorial for 18° IUAES World Congress Brasil. Disponível in: https://www.youtube.com/watch?v=4IMmwC1JWas&t=11s . Acessado em: 05/11/2018.
SECRETARIA 18th IUAES World Congress. IUAES 2018 - Where are the submission forms? Disponível in: https://www.youtube.com/watch?v=bnieIqAy0H8 . Acessado em: 05/11/2018.
SNYDERS,Georges. Pedagogia Progressista. Paris, Presses Universitaires de France,1971.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Disponível em: http://estrutura.ufsc.br/, acesso em 22/10/2018.
th IUAES World Congress Secretariat web page. Orientations and Contacts for Embassies Dispónível em: https://www.iuaes2018.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=599. Acessado em: 05/11/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).