Encontros que constroem pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2019v2n9.50552Resumo
O projeto de pesquisa “Margens: Grupos em processo de exclusão e suas formas de habitar Pelotas”, conta com o apoio da FAPERGS, e busca pensar as cidades a partir de suas margens. O projeto é desenvolvido no âmbito do GEEUR - Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos. A equipe do Margens realiza anualmente o evento “Cidades em Transe”. Em 2017, o evento teve como tema “conflitos e resistências”. A organização prevê rodas de conversa que propiciam a ampliação do debate entre comunidades diversas e a universidade. O ensaio que aqui apresentamos é referente a cada roda de conversa. As comunidades representadas são nossas interlocutoras nos seguintes projetos de extensão: O Trabalho Doméstico entre o Passado e o Presente; Terra de Santo: Patrimonialização de Terreiro em Pelotas; Mapeando a Noite: o Universo Travesti, e Narrativas do Passo dos Negros: Exercício de Etnografia Coletiva para Antropólogas e Antropólogos em Formação. Buscamos em nossas atividades fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão, valorizando a multidisciplinaridade da pesquisa. Os projetos surgiram a partir de demandas da comunidade, então o diálogo extramuros se faz presente desde o início das pesquisas. A fotografia não se dá aqui como mero registro, mas como uma maneira de evidenciar e destacar esses diversos grupos, enfatizando suas presenças (ou ausências) na cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).