Uma Ciência do Cuidado
Racionalidades e afetos no campo da Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v3n11.52007Resumo
O presente artigo tem como objetivo a compreensão da noção de cuidado no campo da enfermagem, tendo por pano de fundo os dilemas e questões que perpassam as experiências cotidianas desses profissionais. Pertencente ao campo da saúde, a enfermagem é uma área definida pela noção de cuidado – entendida como essência e especificidade da profissão –, o que a caracteriza como o mais alto nível de profissionalização do care. Através de uma etnografia com estudantes e professores do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública mineira, foi possível compreender como as concepções acerca da noção de cuidado possuíam um caráter predominantemente científico. Nesse sentido, procuramos relacionar tal concepção com a trajetória histórica da profissão para, ao final, demonstrar como esse entendimento impactava na forma como as emoções eram concebidas e vivenciadas.
PALAVRAS-CHAVE: Cuidado. Enfermagem. Ciência. Emoções.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).