Sem chegar perto e de dentro de casa
notas sobre antropologias, etnografias e seus fazeres em tempos de isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v1n10.55227Resumo
Neste breve artigo, comento como, a despeito das mudanças paradigmáticas na concepção do trabalho de campo antropológico, o contexto de isolamento social na pandemia de covid-19 suscita questionamentos ao desenvolvimento do fazer antropológico, transformando planos, espaços e temporalidades de pesquisa, bem como trazendo desafios institucionais e pessoais às(aos) pesquisadoras(es). Indico que as demandas dos próprios sujeitos com quem fazemos pesquisa têm sido fonte de ação para antropólogas(os) nesse contexto, assim como os muitos fóruns de debate estabelecidos ou atraídos para a questão da pandemia, oferecendo olhares situados desde os campos prévios de pesquisa. Por fim, menciono sugestões para a etnografia durante o isolamento oferecidas por Daniel Miller e apresento a iniciativa que desenvolvo com alunas do curso de Ciências Sociais da UFAC, além da possibilidade de uma produção dialógica com atores sociais que permanecem engajados nos nossos campos e/ou no enfrentamento da pandemia, com quem é possível estabelecer colaborações profícuas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).