O velho invisível e a pandemia por covid-19 no Brasil

Autores

  • Débora Pires Teixeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rita de Cássia Pereira Farias Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55876

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo provocar a reflexão em torno da velhice em nossa sociedade, especificamente no que se diz respeito à invisibilidade dos velhos, condição potencializada pelo contexto pandêmico no qual estamos imersos. A exclusão, o desejo pelo ostracismo social, a ridicularização, a violência e os preconceitos que os velhos enfrentam cotidianamente se fazem presentes nos discursos políticos, econômicos e sanitários, bem como se tornam temas de piadas, vídeos e memes de internet durante a pandemia por covid-19. Tais ações evidenciam a prevalência do idadismo e mostram o desrespeito as legislações específicas direcionadas a esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Especialista em Gestão Estratégica e Qualidade pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, Mestre e Doutora em Economia Doméstica pela UFV.

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, campus Seropédica -RJ.

Rita de Cássia Pereira Farias, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2020-11-07