SUJEITOS DE E EM RISCO DURANTE A PANDEMIA
ANÁLISE DAS INFERÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A ACEITAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA SARS-COV-2
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2022.n14.64372Resumo
São descritas e analisadas as perceções dos profissionais da saúde (PS) sobre a interação que mantiveram com a população durante a pandemia, antes da aprovação das vacinas contra a covid-19. Com base na análise da possibilidade de se recusar ou aceitar a vacinação contra SARS-Cov-2, os profissionais foram indagados sobre a experiência de terem sofrido ataques e os motivos atribuídos a tais ações. Uma pesquisa digital foi realizada com 510 pessoas autoidentificadas como PS. 34% sofreram algum tipo de agressão, atribuindo-a ao desconhecimento da população. 71,5% indicaram que a vacinação seria aceita pela maioria. Identificamos três modalidades explicativas: determinística, moral e agencial. Os resultados permitem uma aproximação sobre as formas de interação entre o PS e a população e a perceção do PS sobre a população, elementos que configuram a perceção de risco.
PALAVRAS-CHAVE:
Covid-19; vacinação; perceção de risco; relação médico-paciente.
Foto: Dirección de Salud Municipal SCLC. (13 de mayo de 2020).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).