APROPRIAÇÃO E SUBVERSÃO DO DISCURSO BIOMÉDICO NA MÚSICA POPULAR SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19:

UMA ANÁLISE POLIFÔNICA E MULTIMODAL

Autores

  • José Alejandro Meza Palmeros
  • Miguel Ángel Camacho Manríquez

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n15.64439

Resumo

Como fenômeno global, a pandemia de SARS-CoV 2 mostrou que a informação biomédica é reproduzida por múltiplas vozes. Particularmente, no caso das redes sociais, observa-se uma ampliação da polifonia discursiva, ao mesmo tempo em que se configura um espaço de interpelação mútua entre a população, de forma autônoma da instituição biomédica. Esta pesquisa tem como foco a análise de videoclipes do YouTube sobre a COVID-19, es­tudando os processos de medicalização a partir de uma abordagem semiótica por meio de uma análise polifônica e multimodal. Como mostramos, os sujeitos se apropriam do discurso biomédico a partir da articulação de diferentes enunciadores que permitem uma réplica, ou um confronto com ela.

PALAVRAS-CHAVE: COVID-19. Medicalização. Música popular. Polifonia. Análise multimodal.

IMAGEM: Coronavírus na captura de tela do videoclipe de Saxoman y Casanovas (2020). Fonte: https://youtu.be/-ff1bPOBQ8A?si=MxZH-awwpGqu_tk7.

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Biografia do Autor

José Alejandro Meza Palmeros

Professor-Pesquisador do Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social, Unidade Nordeste (México)

Miguel Ángel Camacho Manríquez

Mestranda no Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social, Unidade Nordeste (México)

Coronavírus na captura de tela do videoclipe de Saxoman y Casanovas (2020). Fonte: https://youtu.be/-ff1bPOBQ8A?si=MxZH-awwpGqu_tk7.

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Dossiê Diálogos Antropológicos Brasil-México: CIESAS - PPGA/UFPB