APROPRIAÇÃO E SUBVERSÃO DO DISCURSO BIOMÉDICO NA MÚSICA POPULAR SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19:
UMA ANÁLISE POLIFÔNICA E MULTIMODAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n15.64439Resumo
Como fenômeno global, a pandemia de SARS-CoV 2 mostrou que a informação biomédica é reproduzida por múltiplas vozes. Particularmente, no caso das redes sociais, observa-se uma ampliação da polifonia discursiva, ao mesmo tempo em que se configura um espaço de interpelação mútua entre a população, de forma autônoma da instituição biomédica. Esta pesquisa tem como foco a análise de videoclipes do YouTube sobre a COVID-19, estudando os processos de medicalização a partir de uma abordagem semiótica por meio de uma análise polifônica e multimodal. Como mostramos, os sujeitos se apropriam do discurso biomédico a partir da articulação de diferentes enunciadores que permitem uma réplica, ou um confronto com ela.
PALAVRAS-CHAVE: COVID-19. Medicalização. Música popular. Polifonia. Análise multimodal.
IMAGEM: Coronavírus na captura de tela do videoclipe de Saxoman y Casanovas (2020). Fonte: https://youtu.be/-ff1bPOBQ8A?si=MxZH-awwpGqu_tk7.
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