NUTRICÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA EM TEMPOS DE COVID-19
ANALISANDO OS IMPACTOS DO ENCONTRO DE CRISES NO BRASIL ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2022.n14.64986Resumo
Para grande parte da população brasileira, o direito humano e constitucional da alimentação tem sido tolhido de forma vertiginosa nos últimos anos, sobretudo a partir do início do mandato de Jair Bolsonaro. A partir de uma abordagem sindêmica, compreendemos neste artigo as intersecções entre os marcadores sociais da diferença e as crises sociopolítica, econômica e sanitária, que se intensificaram a partir da Covid-19 na produção de vulnerabilidades. Objetivamos investigar como a extinção, desde 2019, de importantes políticas voltadas à segurança alimentar tem contribuído para o crescimento do nutricídio no país. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e documental, examinando indicadores de saúde, notícias, vetos, medidas governamentais e políticas públicas relacionados à alimentação. Destarte, o nutrícidio é mais uma consequência das necropolíticas postas no Brasil atual, impactando fortemente a população negra, sobretudo aquela residente nas zonas rurais do Nordeste.
PALAVRAS-CHAVE:
Necropolítica. População Negra. Nutricídio. Antropologia da Saúde. Insegurança Alimentar e Nutricional.
Foto: Nádja Silva
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).