ENTRE A MATERNIDADE COMO APRENDIZADO E O APRENDIZADO DOS FILHOS:
UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA APÓS A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.67523Resumo
Este artigo aborda as formas como as mães aprendem a ser mães cuidando dos filhos, mais especificamente, ao dar conta de como seus filhos aprendem em relação à escola e à vida em geral. Analisam-se as práticas cotidianas que as mulheres exercem em relação à educação, cuidado e escolarização de seus filhos, tomando como analisador os relatos de suas experiências durante a pandemia de COVID-19. A partir da análise de um conjunto de entrevistas abertas e em profundidade, realizadas com mulheres com filhos em idade escolar na Região Metropolitana de Buenos Aires, Argentina, evidencia-se a maternidade como um processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, indaga sobre as continuidades e transformações que a pandemia implicou na escala do cotidiano dos lares.
PALAVRAS-CHAVE: Maternidade. Educação e cuidado. Aprendizagem. Pandemia.
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