ENTRE A MATERNIDADE COMO APRENDIZADO E O APRENDIZADO DOS FILHOS:
UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA APÓS A PANDEMIA
Resumo
Este artigo aborda as formas como as mães aprendem a ser mães cuidando dos filhos, mais especificamente, ao dar conta de como seus filhos aprendem em relação à escola e à vida em geral. Analisam-se as práticas cotidianas que as mulheres exercem em relação à educação, cuidado e escolarização de seus filhos, tomando como analisador os relatos de suas experiências durante a pandemia de COVID-19. A partir da análise de um conjunto de entrevistas abertas e em profundidade, realizadas com mulheres com filhos em idade escolar na Região Metropolitana de Buenos Aires, Argentina, evidencia-se a maternidade como um processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, indaga sobre as continuidades e transformações que a pandemia implicou na escala do cotidiano dos lares.
PALAVRAS-CHAVE: Maternidade. Educação e cuidado. Aprendizagem. Pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).