ESTALEIROS E MESTRES CARPINTEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n18.70395Resumo
O ensaio fotográfico foi uma das ferramentas utilizadas para conhecer a vivência e a
dinâmica nos estaleiros de construção naval artesanal no nordeste paraense. A etnofotografia permitiu expandir as reflexões sobre as condições de trabalho, a transferência do saber-fazer e as mudanças que vem ocorrendo no setor naval, nas comunidades tradicionais. Deste modo, o emprego da fotografia permitiu, não só o registro das etapas do processo de construção das embarcações, mas também a compreender o atual cenário e as transformações que vem ocorrendo nos estaleiros artesanais do interior amazônico.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia, Embarcações Artesanais, Carpintaria Naval Tradicional, Amazônia.
Downloads
Não há dados estatísticos.

Downloads
Publicado
2025-03-12
Edição
Seção
Ensaios Visuais
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).