A QUESTÃO DO PODER NA PERSPECTIVA DA ANTROPOLOGIA DA POLÍTICA
Resumen
Este artigo discute a questão do poder na perspectiva da antropologia da política, revisitando alguns clássicos a partir de propostas contemporâneas. Destaca alguns dos pressupostos teóricos que animam os debates acadêmicos de um conjunto de etnografias acerca de rituais, representações e violência no Brasil, elaborado em torno do esforço coletivo de se pensar antropologicamente os eventos, os lugares, as pessoas e as entidades sociais classificados como políticos. O objetivo é destacar alguns dos marcos conceituais que podem ser considerados significativos para as pesquisas etnográficas nessa área de conhecimento, em especial, o que gira em torno do conceito de poder na teoria sociocultural.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-04-12
Número
Sección
Espacio abierto
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).