SABERES TRADICIONAIS E AS TRANSFORMAÇÕES NO OFÍCIO DAS COSTUREIRAS EM SEUS ATELIÊS DE REFORMA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n15.56443Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo os saberes das costureiras que residem na cidade de Viçosa (Minas Gerais) e que reformam e customizam peças do vestuário. Consideraram-se a construção de seus saberes e o desenvolvimento de seu trabalho com as novas tecnologias, ou seja, o aprendizado de novas máquinas que surgem no mercado. As pesquisadas foram costureiras que trabalham em ateliês no Centro de Viçosa, chefes de família e mães que aprenderam seu ofício por intermédio de um membro de sua família. Entende-se neste estudo que há uma transmissão de saberes, geralmente entre mulheres da mesma família, para que elas possam realizar costuras no âmbito doméstico e também para exercer uma profissão, podendo obter uma renda através desse trabalho. Com o término da pesquisa, foi possível perceber, no ambiente estudado, que o ofício, antes transmitido de geração a geração, hoje ainda é exercido, mas seguindo uma lógica de mercado segundo a qual, além do lucro, busca-se satisfação pessoal e profissional (embora não haja um vasto leque de novas adeptas).
PALAVRAS-CHAVE: Saberes. Cultura. Trabalho. Costureira.
IMAGEM: https://br.freepik.com/
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).