EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA NO SÉCULO XXI:

APROXIMAÇÕES ENTRE MÉXICO E BRASIL

Autores

  • Maristela Oliveira de Andrade
  • María Elena Martínez-Torres
  • Cíntia Cinara Morais Borges Soares

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n15.68918

Resumo

A educação superior indígena implantada no século XXI instituiu um novo modelo de educação pautado no princípio da interculturalidade, gerando numerosos estudos que trouxeram luz a esse novo campo de saber. O presente artigo tem por objetivo identificar aproximações e discrepâncias nas experiências de dois países: no México, com a criação de universidades interculturais indígenas; e no Brasil, com a criação de licenciaturas interculturais indígenas – ambas fruto de ações do Estado em resposta a grandes mobilizações sociais. Os resultados empíricos de várias dessas experiências foram analisados aqui através de uma pesquisa bibliográfica e algumas entrevistas a gestores, que permitiram formar um mosaico de visões sobre essas universidades e licenciaturas para analisar as experiências nos dois países. O estudo concluiu que a interculturalidade, empregada como eixo desse modelo de educação, revelou avanços e resistências, já que se trata de um processo complexo, que requer uma observação acurada desse novo campo institucional de disputa entre os saberes científico e ancestral indígena – que ora se confrontam, ora se aproximam. Alguns relatos de experiências, sobretudo os que se baseiam na visão dos estudantes indígenas, revelaram a persistência de comportamentos que freiam a decolonização dos saberes e constituem obstáculos à efetivação da interculturalidade.

PALAVRAS-CHAVE: Interculturalidade. Educação superior indígena. Universidades interculturais. Licenciaturas interculturais.

IMAGEM: Segundo Encontro Nacional de Universidades Interculturais (México, 2023). Autoria: Paula Bizzi Junqueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Oliveira de Andrade

Professora-Colaboradora, Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba

María Elena Martínez-Torres

Professora-Pesquisadora, Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social, Unidade Sudeste

Cíntia Cinara Morais Borges Soares

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba

Segundo Encontro Nacional de Universidades Interculturais (México, 2023). Autoria: Paula Bizzi Junqueira.

Downloads

Publicado

2023-12-26

Edição

Seção

Dossiê Diálogos Antropológicos Brasil-México: CIESAS - PPGA/UFPB