MEMÓRIAS DO OIAPOQUE:
PERIPÉCIAS DE UM PROJETO DE DISPONIBILIZAÇÃO VIRTUAL DE ACERVO DE PESQUISA ANTROPOLÓGICA
Resumo
A partir da demanda de universitários indígenas do Oiapoque para acessar o acervo das pesquisas que realizei em suas aldeias nos anos 1990, iniciei em 2010 um projeto para digitalizar e disponibilizar virtualmente esse material. Este artigo pretende refletir sobre as peripécias desse projeto, idealizado como uma proposta de devolução de dados através de hipermídia. O projeto foi encontrando uma série de dificuldades relativas à sua aprovação por parte das comunidades indígenas, que levaram à criação de novas estratégias de disponibilização dos dados, bem como às reflexões apresentadas no artigo sobre a natureza dos dados de pesquisa antropológica, a durabilidade dos dados digitalizados, o coletivo que almeja (ou não) o seu acesso virtual e, principalmente, a relação das pesquisas antropológicas com os processos locais de transmissão de saberes e de produção da memória.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).