O termo Verstehen como relação entre Psicologia e Teorica do Conhecimento na obra Ideias de Wilhelm Dilthey
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v11i3.70279Palavras-chave:
Dilthey, Psicologia, Teoria do Conhecimento, VerstehenResumo
O termo Verstehen, durante os séculos XIX e XX, foi amplamente utilizado em correntes filosóficas como a hermenêutica, a histórica e a fenomenológica. Ainda hoje sua conceituação é discutida e aplicada no contexto científico de áreas como a psicologia, filosofia, direito e outras mais. Tal fato evidencia sua relevância e aponta para a necessidade de sua contínua investigação. Assim, o objetivo do presente trabalho é discorrer acerca das implicações de Verstehen na obra Ideias sobre uma psicologia descritiva e analítica, 1894, de Wilhelm Dilthey quanto a relação entre Psicologia e Teoria do Conhecimento. Sabe-se que autor está na base do pensamento das ciências sociais que se desenvolveram no século XX e que tal conceito esteve presente em todo seu constructo teórico. Porém, é no empreendimento de sua psicologia descritiva que se inicia a elucidação de forma mais clara dos intentos epistemológicos e metodológicos que o conceito se encarregava na obra geral de Dilthey. Desta forma, para a devida compreensão, pretende-se apresentar as questões que o filósofo estava posto; elucidar o desenvolvimento do conceito na obra geral do autor; e discorrer acerca das implicações do termo diante do objetivo das ciências do espírito e na defesa de sua atual pertinência no cenário social e científico.
Downloads
Referências
AMARAL, Maria Nazaré de Camargo Pacheco. Dilthey: um conceito de vida e uma pedagogia. São Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
BEISER, F. After Hegel: German Philosophy (1840-1900). Princeton: Princeton University Press, 2014.
BEISER, F. C. The German Historicist Tradition. Oxford: University Press, 2011.
BEISER, F. Johann Friedrich Herbart Grandfather of Analytic Philosophy. New York: Oxford University Press, 2022.
BEISER, F. Philosophy of Life German Lebensphilosophie 1870–1920. Oxford: University Press, 2023.
BEISER, F. The Genesis of Neo-Kantism (1796-1880). OXFORD: OUP, 2014.
DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e educação: textos selecionados. Organização e introdução Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010a.
DILTHEY, Wilhelm. Ideas concerning a descriptive and analytic psychology. Translated by R. M. Zaner, & K. L. Heiges (Eds.), Descriptive psychology and historical understanding. The Hague: Nijhoff. 1977.
DILTHEY, Wilhelm. Ideias acerca de uma psicologia descritiva e analítica. Trad. Artur Morão. Covilhã: LusoSofia Press, 2008.
DILTHEY, Wilhelm. Ideias de uma psicologia descritiva e analítica. Rio de Janeiro: Via Verita, 2011.
DILTHEY, Wilhelm. Introdução às ciências humanas: tentativa de uma fundamentação para o estudo da sociedade e da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.
DILTHEY, Wilhelm. Introducion a las ciencias del espiritu: En la que se trata de fundamentar el estudio de la sociedad y déla historia. México: Fondo de Cultura Económica, 1978.
DILTHEY, Wilhelm. Introduction to the Human Sciences. Translated by Rudolf A. Makkreel and Frithjof Rodi. Princeton, N.J.: Princeton University Press, 1989.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura - Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
KANT, Immanuel. Princípios metafísicos da ciência da natureza. Lisboa - Portugal. EDIÇÕES 70 – 2019
MAKKREEL, R. A.; RODI, F. Introduction. In: DILTHEY, W. (Selected Works, v. I) Introduction to the Human Sciences New Jersey: Princeton University Press,), 1989.
MAKKREEL, R. Dilthey: Philosopher of the Human Studies. New Jersey: Princeton University Press, 1992.
MAKKREEL, R. Vico and Some Kantian Reflections on Historical Judgment. Boston: Man and World 13. – p.99-120, 1980.
MAKKREEL, R. Wilhelm Dilthey. The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2021 Edition), Edward N. Zalta (ed.), 2021.
PORTA, Mario A. G. A Filosofia a partir dos seus problemas. São Paulo: Editora Loyola, 2014.
PORTA, Mario A. G. Natur und Geist: a escola de Baden como teoria complementar do positivismo. Pensando – Revista de Filosofia Vol. 9, Nº 17, 2018.
PORTA, Mario A. G. O pensamento de Immanuel. Brasília: DF. Academia Monergista, 2023.
PORTA, Mario A. G. Psicologia e Filosofia: Estudos sobre a querela em torno ao psicologismo (Psychologismusstreit). São Paulo: Editora Loyola, 2020.
REIS, José Carlos. Wilhelm Dilthey e a autonomia das ciências histórico-sociais. Londrina: Eduel, 2003.
RODI, Frithjof. Dilthey's concept of 'structure' within the context of nineteenth-century science and philosophy. In Rudolf Makkreel John Scanlon (ed.), Dilthey and Phenomenology. pp. 107—124, 1987.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.