O termo Verstehen como relação entre Psicologia e Teorica do Conhecimento na obra Ideias de Wilhelm Dilthey

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v11i3.70279

Palavras-chave:

Dilthey, Psicologia, Teoria do Conhecimento, Verstehen

Resumo

O termo Verstehen, durante os séculos XIX e XX, foi amplamente utilizado em correntes filosóficas como a hermenêutica, a histórica e a fenomenológica. Ainda hoje sua conceituação é discutida e aplicada no contexto científico de áreas como a psicologia, filosofia, direito e outras mais. Tal fato evidencia sua relevância e aponta para a necessidade de sua contínua investigação. Assim, o objetivo do presente trabalho é discorrer acerca das implicações de Verstehen na obra Ideias sobre uma psicologia descritiva e analítica, 1894, de Wilhelm Dilthey quanto a relação entre Psicologia e Teoria do Conhecimento. Sabe-se que autor está na base do pensamento das ciências sociais que se desenvolveram no século XX e que tal conceito esteve presente em todo seu constructo teórico. Porém, é no empreendimento de sua psicologia descritiva que se inicia a elucidação de forma mais clara dos intentos epistemológicos e metodológicos que o conceito se encarregava na obra geral de Dilthey. Desta forma, para a devida compreensão, pretende-se apresentar as questões que o filósofo estava posto; elucidar o desenvolvimento do conceito na obra geral do autor; e discorrer acerca das implicações do termo diante do objetivo das ciências do espírito e na defesa de sua atual pertinência no cenário social e científico.

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Biografia do Autor

Vinicius Aredes Barbosa, 11954297708

Mestre em Filosofia pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com bolsa CNPq, graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) com bolsa ProUni. Durante o mestrado foi pesquisador do Grupo de Pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea, organizou eventos e congressos internacionais, apresentou trabalhos em congressos nacionais, publicou trabalhos, realizou palestras e foi moderador de grupos de estudo. Na graduação realizou iniciação científica, participou do Grupo de Pesquisa Filosofia e Teoria da Cosmovisão e atuou no planejamento e implementação do Programa de Extensão Universitária Clínica da Família da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, participa da equipe técnica do Programa de Extensão Universitária Clínica da Família UPM e é pesquisador no Grupo de Pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea PUC-SP.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Aredes Barbosa, V. (2025). O termo Verstehen como relação entre Psicologia e Teorica do Conhecimento na obra Ideias de Wilhelm Dilthey. Aufklärung: Journal of Philosophy, 11(3), p.177–188. https://doi.org/10.18012/arf.v11i3.70279

Edição

Seção

Artigos