Pressupostos teórico-metodológicos da análise arqueológica do discurso – AAD: Escavando a Arqueologia do Saber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v11i3.69869

Palavras-chave:

Linguagem, Discurso, Enunciado, Análise Arqueológica do Discurso, Teoria do Discurso

Resumo

Ao longo de sua trajetória de vida, as investigações foucaultianas foram sendo marcadas por interesses distintos e, por isso, desenrolaram-se em várias direções. Estudiosos (Machado, 2009; Aquino, 2013, Veiga-Neto, 2014) apontam três fases nesse percurso: a arqueológica, centrada no saber; a genealógica, interessada pelo poder; e a ética, voltada para a constituição do sujeito. Ocupando-nos com a primeira fase, esse artigo registra uma série de pressupostos teórico-metodológicos da Análise Arqueológica do Discurso – AAD. Os achados encontrados e anotados nesse artigo, resultam de um processo de escavação do livro A arqueologia do Saber (2008), no qual Michael Foucault esboçou o modus operandi que utilizou no tratamento do objeto-discurso, de distintas modalidades discursivas, a exemplo da loucura, da sexualidade e do discurso médico, em suas pesquisas de juventude. A linguagem como terreno de escavação do discurso, a zona arqueológica do discurso, a positividade do discurso (existência, objetividade, exterioridade e produtividade), o discurso como enunciado e os constituintes enunciativos do discurso (referencialidade, posição de sujeito, campos associados e materialidade) figuram no elenco de achados anotados. Com efeito, tais achados assinalam alguns dos pressupostos que fundamentaram e orientaram suas investigações, delineando, assim, as fronteiras teórico-metodológicas da AAD e os traços da especificidade de sua abordagem sobre o discurso

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Biografia do Autor

Andrea Cardoso da Silva, Pós-graduação em educação da UFPB

Licenciada em Geografia (2007). Mestranda em educação pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Pertencente a linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação, orientanda do professor Dr. Erenildo João Carlos, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação - GEPDIVE. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (2010).

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pedagogo. Doutor em Educação pela UFC (2005), mestre em Educação pela UFPB (1998), Especialista em Pesquisa Educacional (1994) e graduado em Pedagogia pela UFPB (1990). Participou da gestão do Departamento de Fundamentação da Educação como Sub-chefe e Chefe (2006-2010). Exerceu a função de Vice-Coordenador da Pós-Graduação em Educação da UFPB (gestão 2010-2012) e, atualmente, foi eleito como Coordenador do PPGE (gestão 2012-2014). Ministra, na graduação, as Disciplinas Sociologia da Educação, Fundamentos Sócio-históricos da Educação, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização de Jovens e Adultos. Na Pós-Graduação tem ministrado as Disciplinas Pesquisa Social, Educação Brasileira, Pesquisa em Educação e Tópicos em Educação Popular: Análise Arqueológica do Discurso na EJA e Educação e Visualidade na Sociedade Contemporânea. Tem estudado e orientado, principalmente, sobre os temas: análise do discurso, educação de jovens e adultos, livro didático, uso pedagógico da imagem e educação popular. Credenciado no Programa de Pós-graduação da UFPB, em janeiro de 2008, lidera atualmente o Grupo de Estudos e Pesquisa "A Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos". Tem coordenado vários Projetos Institucionais na UFPB (MONITORIA, PROBEX, PROLICEN e PIBIC). Foi membro do Grupo Articulador do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Paraíba e do Fórum de Educação da Paraíba.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Cardoso da Silva, A., & Carlos, E. J. (2025). Pressupostos teórico-metodológicos da análise arqueológica do discurso – AAD: Escavando a Arqueologia do Saber. Aufklärung: Journal of Philosophy, 11(3), p.161–176. https://doi.org/10.18012/arf.v11i3.69869

Edição

Seção

Artigos