O mundo fora do armário: Teoria Queer e Relações Internacionais

Autores

  • Diego Santos Vieira de Jesus PUC-Rio / ESPM-RJ

Resumo

O objetivo é examinar as principais contribuições da teoria queer à área de Relações Internacionais. O argumento central aponta que a teoria queer permite observar que: 1) Estados e nações são construções históricas que regulam as atividades sexuais a fim de garantir a sua reprodução biológica e social; 2) a (in)visibilidade de certos corpos em estratégias de segurança é uma forma de violência discursiva que tem a função de reforçar as ortodoxias e as hierarquias de gênero, sexo e sexualidade; 3) a globalização permitiu o surgimento de “sexualidades fluidas” apolíticas, marcando a comoditização do corpo e da identidade no nível internacional e a domesticação da sexualidade sob a lógica do consumo; 4) a sexualidade está na interseção com a etnicidade e outras categorias, desempenhando um papel constitutivo de hierarquias nos processos de militarização, nacionalização e redefinição de identidades estatais no nível internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Santos Vieira de Jesus, PUC-Rio / ESPM-RJ

Doutor em Relações Internacionais e professor da Graduação e da Pós-Graduação lato sensu em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI / PUC-Rio) e da Graduação em Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ). dsvj@puc-rio.br ; dvieira@espm.br

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

SANTOS VIEIRA DE JESUS, D. O mundo fora do armário: Teoria Queer e Relações Internacionais. Revista Ártemis, [S. l.], v. 17, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/18751. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Sexualidades e Feminismos no Século XXI: Revisões das Relações Norte e Sul