REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA HOMOSSEXUALIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar as representações sociais da homossexualidade dos alunos da Educação Básica e compreender como estas servem de referência para a produção de subjetividades. Para a apreensão das representações sociais levantamos os discursos de alunos na faixa etária de 13 a 17 anos, de ambos os sexos, da escola da pública estadual (escola A) e da rede privada (escola B), do Recife, a cerca da sexualidade. A partir da elaboração de um roteiro de entrevista aplicamos a técnica de entrevista semi-estruturada. Definimos a análise de conteúdo, considerando as referências de Bardin (1988) e Bauer e Gaskell (2002), para tratar as informações e discursos produzidos pelos alunos. As representações sociais da homossexualidade quando situadas na organização escolar, se organizaram em torno de certos eixos, a saber: como anormalidade, anomalia, pecado, imoralidade, produzindo crescente estigmatização e homofobia na sociedade.Downloads
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Publicado
2005-12-20
Como Citar
NOVENA, N. P. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA HOMOSSEXUALIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Revista Ártemis, [S. l.], n. 3, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/2201. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos