“Agora és noiva, deves mais do que nunca saber como vai agir”: as cartas de amor e o diário íntimo de Ada Therezinha (1946-1952/Caxias do Sul/Brasil)

Autores

  • Pâmela Cervelin Grassi Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo analisa um diário íntimo e um conjunto de cartas, produzidos por Ada Therezinha, entre os anos de 1946 e 1952, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Compreendidos no âmbito das escritas ordinárias, esses egodocumentos são tramados por vestígios que versam sobre sua experiência amorosa com Enio Luiz. Procura-se analisar o significado dos elementos afetivos e amorosos presentes nos escritos da moça, que contribuíram na cristalização do imaginário da instituição do casamento como sendo a realização da apoteose romântica. A investigação histórica é ancorada, sobretudo, nos estudos da História Cultural, História das Mulheres e Estudos Feministas, que oferecem subsídios teóricos e metodológicos para a discussão do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Cervelin Grassi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente da Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha de Linguagens e Identificações. Foi bolsista PROMOP/UDESC, com atuação no Laboratório de Patrimônio Cultural (LabPac). Graduou-se no curso Licenciatura em História pela Universidade de Caxias do Sul. Integra o o Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL). Professora da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

GRASSI, P. C. “Agora és noiva, deves mais do que nunca saber como vai agir”: as cartas de amor e o diário íntimo de Ada Therezinha (1946-1952/Caxias do Sul/Brasil). Revista Ártemis, [S. l.], v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/28699. Acesso em: 19 abr. 2024.