A publicidade e a construção da masculinidade: as representações de gênero em Malvino Salvador
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.35423Resumo
O presente artigo propõe analisar duas produções publicitárias audiovisuais com o objetivo de estudar a construção da masculinidade (ou masculinidades) nesse conteúdo como forma de representação. O corpus é constituído pelas peças “O chamado”, da marca Old Spice, e “Festinha”, das Havaianas, ambas protagonizadas pelo ator Malvino Salvador. A partir da Análise de Conteúdo, como método empírico, e sob a ótica da teórica Badinter (1993), aliada aos Estudos Culturais, pretende-se entender como se concretiza a representação de modelos de masculinidade a partir de padrões que se contrapõem na narrativa dos anúncios e como a publicidade influencia na formação das identidades, fragmentadas em tempos contemporâneos. Como resultado, observamos diferentes formas de “ser homem” coexistirem numa mesma época e que a celebração da virilidade em uma perspectiva machista ainda é um modelo de representação em voga, mesmo frente a questionamentos por parte da sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-08-01
Como Citar
MALTA, R. B.; ANDRADE, W.; CORDEIRO, G.; ALVES, L. A publicidade e a construção da masculinidade: as representações de gênero em Malvino Salvador. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 260–273, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.35423. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/35423. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos