Deslocando sobre o arco-íris com tonalidades cinza e preto: assexualidades em trânsito

Autores

  • Luigi Silvino D'Andrea Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia
  • Roberta Carvalho Romagnoli Programa de Pós graduação em Psicologia.PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.36065

Resumo

Este texto trata dos processos de subjetivação presentes na emergência da assexualidade visando observar algumas singularidades e particularidades no contexto contemporâneo. Realizamos um estudo da história da assexualidade a partir de um olhar foucaultiano e de um olhar rizomático efetuando, assim, uma interlocução entre as ideias de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari. Nessa direção abordamos a assexualidade como possiblidade de orientação sexual, entendida como um não desejo sexual. Efetuamos ainda um processo de despatologização da assexualidade, como possibilidade efetiva.Como processo metodológico, utilizamos duas etapas: a netnografia e entrevistas semiestruturadas com indivíduos que se identificam como assexuais, posteriormente foi realizada a análise dessas falas e histórias, coadunando com o processo de autoidentificação. Concluímos que é necessário dar visibilidade à assexualidade, sustentando as relações de força presentes nesse tipo de orientação sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luigi Silvino D'Andrea, Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia

Enfermeiro e Psicólogo . Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Fiocruz. Mestre em Psicologia. Puc Minas Responsável Técnico pela Área de Saúde do Homem do Estado do Rio de Janeiro. Ex Professor do Curso de Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos.

Roberta Carvalho Romagnoli, Programa de Pós graduação em Psicologia.PUC MINAS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Psicologia (Psicologia Social)pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Análise Institucional pela Université Cergy-Pontoise, França (2011). Atualmente é Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: família, saúde e saúde mental, assistência social, clínica ampliada, análise institucional e esquizoanálise. Aborda a Psicologia como uma prática teórico-política que aponta para processos de subjetivação que ora são disciplinadores, reprodutores, ora são inventivos. É professora do Programa de Pós-Graduação da PUC-Minas do qual foi coordenadora no período de (2014-2016). É também bolsista produtividade PQ 2 do CNPq e foi pesquisador Mineiro da FAPEMIG (2014-2016)

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

D’ANDREA, L. S.; ROMAGNOLI, R. C. Deslocando sobre o arco-íris com tonalidades cinza e preto: assexualidades em trânsito. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 219–239, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.36065. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/36065. Acesso em: 19 abr. 2024.