Um experimento de história oral sobre violências entre travestis e policiais na cidade de São Paulo a partir da década dos 1990

Autores

  • Cassiano Ricardo Martines Bovo Anistia Internacional Brasil Bacharel, mestre e doutor pela PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.36663

Resumo

As travestis brasileiras sofrem violências e violações de direitos que partem de várias direções. Uma delas é a que vem da área da segurança pública. Nesse caso, há considerável bibliografia sobre o período mais recente e o da ditadura militar brasileira, o que não acontece para o período pós ditadura até os 2000, sobretudo para a cidade de São Paulo (SP), meu foco. O objetivo deste artigo é tentar cobrir essa lacuna e observar as mudanças ocorridas até os dias de hoje. Foi utilizada a metodologia da história oral, a partir de entrevistas realizadas com travestis que começaram a se prostituir nesta cidade ainda nos anos 1990. Das lembranças das entrevistadas, em que pese a diminuição da violência mais contundente ao longo dos 2000, se observa um padrão de práticas policiais compostas por violações de direitos e corrupção, que é agravado pelo fato dos agentes de segurança pública, em geral, estarem imersos numa moldura cultural heteronormativa e estigmatizante em relação às travestis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano Ricardo Martines Bovo, Anistia Internacional Brasil Bacharel, mestre e doutor pela PUC-SP

possuo graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); lecionei, de 1986 aos dias de hoje, em 17 Instituições de Ensino Superior e em vários cursos (presenciais e EAD), disciplinas na área de Economia e Sociologia, com produção nessas áreas. Faço parte do Conselho de Assessores Científicos Externos ao Mackenzie do Fundo Mackenzie de Pesquisa - MackPesquisa -, do Instituto Presbiteriano Mackenzie, atuo voluntariamente como líder regional da Anistia Internacional Brasil e na coordenação do Grupo São Paulo da Anistia Internacional. Já atuei como coordenador de núcleo de pesquisa, coordenador editorial de periódico científico, diretor de cursos superiores, membro de Conselho Editorial de periódicos acadêmicos, coordenador de escritório de ONG, coordenador de grupo de ONG em São Paulo, membro de Conselho Superior e coordenador de Departamento de Pesquisa de IES. Meus interesses em relação à produção científica e docência giram em torno das Ciências Sociais. Atualmente estou pesquisando a travestilidade na conexão com forças de segurança pública, além de questões relacionadas às violações de direitos humanos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-01

Como Citar

BOVO, C. R. M. Um experimento de história oral sobre violências entre travestis e policiais na cidade de São Paulo a partir da década dos 1990. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 240–259, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.36663. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/36663. Acesso em: 29 mar. 2024.