História da sexualidade feminina no Brasil: entre tabus, mitos e verdades

Autores

  • Edicleia Lima de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jaqueline Martins Rezende Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-7005-849X

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v26n1.37320

Resumo

Na atualidade as mulheres veem conquistando autonomia e independência, entretanto nem sempre foi assim, pois por muito tempo as mulheres foram ensinadas a oprimirem seus sentimentos, vontades e desejos. Nota-se que aconteceram diversas mudanças em relação à educação sexual das mesmas, despertando assim o interesse em melhor entender essa temática. Por conseguinte, o presente estudo tem por objetivo refletir sobre a história da sexualidade feminina no Brasil, suas transformações e evoluções em seu contexto social e cultural. O estudo é composto por pesquisa bibliográfica norteada em autores como, Aran (2003), Trindade e Ferreira (2008), Pedro (2003) dentre outros e pesquisa de campo, realizada por meio da aplicação de questionários com nove mulheres, entre acadêmicas e professoras de uma Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ao final deste estudo, evidencia-se que a sexualidade feminina obedece a padrões próprios de determinadas épocas, sendo que por vezes as mulheres se veem obrigadas ter uma postura passiva e de castidade. Contudo, atualmente consegue-se discutir a sexualidade feminina de forma mais natural, porém, percebe-se que esta ainda está circundada por mitos e tabus. Apesar dos ideais de igualdade entre os sexos a sexualidade feminina ainda encontra-se historicamente repressiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edicleia Lima de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Graduanda do Curso de Pedagogia da UFMS.

Jaqueline Martins Rezende, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Pedagogia pela UFMS. Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

LIMA DE OLIVEIRA, E.; MARTINS REZENDE, J.; PERES GONÇALVES, J. História da sexualidade feminina no Brasil: entre tabus, mitos e verdades. Revista Ártemis, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 303–314, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v26n1.37320. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/37320. Acesso em: 24 abr. 2024.