Gênero e sexualidades nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2015
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v26n1.38980Resumo
Propomos analisar como Gênero e Sexualidades emergem nos livros didáticos de Sociologia aprovados no PNLD 2015. Dos seis livros, apenas três (Sociologia; Sociologia em Movimento; Sociologia para Jovens do Século XXI) dedicam capítulos inteiros aos estudos de Gênero e Sexualidades; nos outros (Tempos Modernos, Tempos de Sociologia; Sociologia Hoje; Sociologia para o Ensino Médio) encontramos fragmentado nos demais capítulos. Em Sociologia, focando-se em Família e Parentesco, encontramos diálogo com teóricos clássicos (Durkheim, Giddens, Bourdieu), mas reduzida referência à epistemologia feminista. Em Sociologia em Movimento há constante relação com trabalho e feminismo classista, observável no referencial teórico (Angela Davis, Elisabeth Lobo, Cristina Brueschini). Por fim, em Sociologia para Jovens do Século XXI, dá-se mais atenção aos estudos de gênero, com diálogo entre autoras clássicas e contemporâneas, mostrando a trajetória dos conceitos, além da influência de outras áreas, como Kinsey/Psicologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2018-12-21
Como Citar
KREMER, N. S.; DOMINGOS, H.; ABRAO, R. T. dos S.; MACEDO, D.; PISANI, M. Gênero e sexualidades nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2015. Revista Ártemis, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 315–336, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v26n1.38980. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/38980. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos