Problematizando a ideia de interseccionalidade contida em documentos de 2015 e 2018 que guiam políticas públicas para mulheres em Teresina (PI)

Autores

  • Hilziane Layza de Brito Pereira Lima Universidade Estadual do Piauí https://orcid.org/0000-0001-7362-7857
  • Olivia Cristina Perez Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Interseccionalidade. Políticas públicas. Instituições de participação. Feminismo estatal.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo verificar se a interseccionalidade está presente nos documentos que guiam as políticas públicas para mulheres em Teresina/PI e como ela foi introduzida. Foram analisados dois documentos e feitas entrevistas com quatro gestoras. A pesquisa concluiu que os documentos não mencionam a interseccionalidade, porém, adotam tal perspectiva, ainda que de forma limitada. A incorporação desta perspectiva foi possibilitada pela contratação de uma especialista por parte da prefeitura, além de ser uma das diretrizes das Conferências de Direitos adotada pelas gestoras. A pesquisa problematiza esses resultados, retomando críticas do feminismo negro à pouca participação das mulheres pretas na formulação de decisões coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilziane Layza de Brito Pereira Lima, Universidade Estadual do Piauí

Hilziane Layza de Brito Pereira Lima. Doutoranda em Direito (IDP). Mestra em Políticas Públicas (UFPI). Professora Efetiva do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Endereço: Rua Tenente Antônio de Freitas, nº. 1130, Bairro Fonte dos Matos, Piripiri – PI, CEP 64.260-000; Orcid: 0000-0001-7362-7857; Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. E-mail institucional: hilzianelayza@pcs.uespi.br.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-15

Como Citar

DE BRITO PEREIRA LIMA, H. L. .; PEREZ, O. C. Problematizando a ideia de interseccionalidade contida em documentos de 2015 e 2018 que guiam políticas públicas para mulheres em Teresina (PI). Revista Ártemis, [S. l.], v. 34, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/61367. Acesso em: 28 mar. 2024.