Desidentificação crítica ou notas sobre uma estética das multiplicidades: do materialismo lésbico de Wittig às suas interpretações queer

Autores

  • Igor Leonardo de Santana Torres UFRN
  • Felipe Bruno Martins Fernandes UFBA

Palavras-chave:

Desidentificação crítica, Monique Wittig, Multiplicidade de gênero, Teoria Queer

Resumo

A pensadora lésbica Monique Wittig, ao questionar as relações binárias de sexo que definem duas classes sociais opostas a si (os homens e as mulheres), defende que “as lésbicas não são mulheres”, pois não estão submetidas às mesmas opressões que a suposta “classe das mulheres”. Objetivamos mostrar que bichas, viados, caminhoneiras, sapatonas etc. promovem uma ruptura com as noções tradicionais de masculino e feminino pela forma que são apresentadas e entendidas socialmente, uma vez que também se encontram deslocadas da heterossexualidade. Assim pensamos essas sujeitas inseridas em outros processos de (des)identificação, pois não se situam no espectro de privilégio, de poder e relacional daquelas (cisgêneros e heterossexuais) inseridas na organização de classes do pensamento feminista materialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Leonardo de Santana Torres, UFRN

Mestrando em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Felipe Bruno Martins Fernandes, UFBA

Doutor em Ciências Humanas, docente da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

DE SANTANA TORRES, I. L.; MARTINS FERNANDES, F. B. Desidentificação crítica ou notas sobre uma estética das multiplicidades: do materialismo lésbico de Wittig às suas interpretações queer. Revista Ártemis, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 151–167, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/62363. Acesso em: 27 abr. 2024.